"Não é o PT que está em julgamento no mensalão", diz Patrus após debate

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Patrus Ananias (PT) teve de responder, depois do debate realizado na noite desta quinta-feira (4), na TV Globo de Belo Horizonte, a questões relacionadas ao julgamento do mensalão no STF e a sua repercussão na eleição municipal. Questionado por jornalistas sobre o possível impacto das condenações de petistas nas eleições municipais, Patrus admitiu que seus correligionários cometeram erros, mas disse que o partido não pode ser julgado.

“Pessoas podem cometer erros, mas não vamos prejulgar. Esses erros das pessoas não se confundem com o partido, que hoje é uma instituição nacional. Os serviços que o PT prestou, está prestando e vai prestar ao Brasil vão além desse processo”, afirmou o ex-ministro.

Patrus disse que o país avançou sob as administrações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, ambos do PT. “O Partido dos Trabalhadores vem contribuindo muito para o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso país, das nossas cidades e estados. Então, não é o PT que está em julgamento”, afirmou o candidato.  

O petista procurou dissociar o que ocorre em Brasília da eleição na capital mineira. “O que a população de Belo Horizonte está fazendo agora é o julgamento dos candidatos. E, nesse sentido, eu tenho um currículo que traduz bem a tradição do PT e de milhares de militantes do partido”, disse o ex-ministro referindo ao fato de não haver processos contra ele.

Patrus disse ainda que as inserções usadas pela campanha de Marcio Lacerda com depoimentos da presidente Dilma Rousseff elogiando a administração do socialista não vão confundir o eleitor. “Em hipótese alguma. A Dilma declarou publicamente apoio à nossa candidatura. Esteve aqui, foi veemente. As relações dela com o nosso adversário são relações institucionais. Ela é presidenta do Brasil e uma pessoa delicada”, afirmou. 

E finalizou, dizendo que acredita que haverá segundo turno na capital mineira. “Estou convencido que teremos segundo turno. Acho que vamos sensibilizar os indecisos."

Lacerda diz não temer segundo turno

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), afirmou, na saída da emissora, que vislumbra um bom desempenho na votação que será realizada no domingo.

Apesar do otimismo, o candidato também disse que está preparado para um eventual segundo turno. “A decisão é do eleitor. Nós tivemos segundo turno em 2008 (quando se elegeu ela primeira vez à Prefeitura de Belo Horizonte), É uma contingência da vida política eleitoral, mas não acreditamos que irá acontecer”, disse.  

Questionado se o julgamento do mensalão poderia minar a candidatura do principal adversário, Lacerda afirmou que não saberia discorrer sobre o assunto. “Eu acho que um julgamento na maior corte do país que nós temos que respeitar o resultado. Mas digo que a pior injustiça é quando não há julgamento e o inocente não pode ser inocentado”, afirmou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos