Militantes trocam insultos e ovadas antes de debate na "TV Globo"

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

Apoiadores dos candidatos Patrus Ananias (PT) e Marcio Lacerda (PSB) trocaram insultos e atiraram ovos uns nos outros antes do debate realizado na noite desta quinta-feira (4), na sede da TV Globo, em Belo Horizonte (MG).

A Polícia Militar mineira isolou os dois grupos na porta da emissora e, segundo o capitão Rogério Lisboa, as pessoas que atiraram os ovos foram identificadas e retiradas do local, mas não chegaram a ser detidas. Ao todo, de acordo com cálculo da PM, 250 pessoas formavam os dois grupos.

A entrada da TV começou a receber os apoiadores por volta das 20h, sendo que o debate se iniciou às 23h. Além de Lacerda e Patrus, os candidatos Alfredo Flister (PHS) e Maria da Consolação (PSOL).

Além dos ovos e dos insultos, os dois grupos, a todo momento, cantavam músicas atacando o grupo rival.

“Olha o Lacerda, desesperado, comprou pesquisa para ganhar eleitorado”.

Por seu turno, os integrantes do grupo de Lacerda respondeu: “Quer roubar, que roubar, o PT vai te ensinar”.

Dilma na campanha

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, falou com a imprensa antes do debate. O socialista, que tenta a reeleição, respondeu questionamento sobre a utilização de inserções na propaganda eleitoral gratuita na televisão com depoimento da presidente Dilma Rousseff elogiando a administração de Lacerda.

Anteriormente, o prefeito havia dito que a presidente, fiadora da campanha de Patrus, não tinha influência no pleito da capital mineira.

“Foi uma decisão coletiva da direção da nossa campanha. O nosso objetivo é mostrar que o que importa é o bom trabalho. O que importa são os bons projetos. A sociedade brasileira evoluiu muito. Aquele discurso velho e antigo que diz que é preciso ser amigo e ser do mesmo partido para ter acesso a recursos, que são recursos do povo, que são recursos de impostos pagos pela população, não faz mais nenhum sentido”, afirmou o socialista em resposta à declaração dada anteriormente por Patrus, que a afinidade dela com a presidente, por serem do mesmo partido, facilitaria a obtenção de recursos federais.

Sobre o vídeo no qual o vice na chapa de Lacerda, o deputado Délio Malheiros (PV), critica duramente o socialista, também foi tema da entrevista do socialista.

O vídeo foi feito cinco dias antes de Malheiros aceitar ser o candidato a vice na chapa de Lacerda e usado na propaganda dos vereadores do PT e do PMDB, que apoia Patrus. O prefeito minimizou o efeito do vídeo na sua campanha.

“As pesquisas não têm mostrado nenhuma variação significativa. As variações estão ocorrendo dentro das margens de erro há três semanas,” disse.

O socialista tentou explicar as críticas recebidas por Malheiros, atribuindo-as a uma oposição “feroz” que o deputado teria contra o PT, que fazia parte do governo de Lacerda, e seria o motivo dos ataques de Malheiros, segundo o prefeito.

“O fato é que ele reconhece, porque ele conhece muito bem agora o nosso trabalho, porque ele participou (da elaboração) do nosso plano de governo, que tudo o que ele falou não se aplicava à minha gestão”, disse Lacerda, complementando que não tinha assistido o vídeo.

Patrus preferiu não falar com a imprensa antes do debate.

Mais sobre as eleições em Belo Horizonte

UOL Cursos Online

Todos os cursos