Ibope: Fortunati tem 50%, e Manuela, 24%, em Porto Alegre

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (5) aponta o prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição pelo PDT, José Fortunati, na frente com 50% das intenções de voto, seguido pela candidata do PC do B, Manuela D’Ávila, com 24%.

Adão Villaverde (PT) aparece com 10%, Wambert di Lorenzo (PSDB) com 2%, e Roberto Robaína (PSOL) com 1%. Érico Corrêa (PSTU) e Jocelin Azambuja (PSL) tem 0%. Eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo somam 5%, e eleitores indecisos, 8%.

O Ibope mediu também o número de votos válidos – quando são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e eleitores indecisos. Nesse recorte, Fortunati teria 57%, e seria reeleito no primeiro turno. Já Manuela ficaria com 27% dos votos válidos, e Adão Villaverde, com 11%.

Foram entrevistados 1.001 eleitores entre os dias 3 e 5 de outubro. A pesquisa possui uma margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) sob o número RS-00442/2012.

O Ibope também testou três cenários de um eventual segundo turno. Fortunati levaria vantagem contra Manuela (56% a 27%) e contra Villaverde (62% a 15%). Já Manuela se sairia melhor se enfrentasse Villaverde no segundo turno: 42% a 21%.

O instituto também perguntou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Manuela D’Ávila aparece com 21% de rejeição, Adão Villaverde (PT) com18%, Wambert di Lorenzo (PSDB) com 16%, e José Fortunati (PDT) com 11%. Érico Corrêa (PSTU), Roberto Robaina  (PSOL) e Jocelin Azambuja  (PSL) tem 10% de rejeição cada um.

Afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos, 8% dos entrevistados. Outros 19% não quiseram ou não souberam responder.

Mais informações sobre as eleições em Porto Alegre.

UOL Cursos Online

Todos os cursos