Em debate em Natal, Hermano usa Lei da Ficha Limpa contra Carlos Eduardo

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

A três dias das eleições municipais, Hermano Morais (PMDB) atacou seu principal adversário o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), durante debate na "TV Globo", nesta quinta-feira (4). Morais perguntou a Alves sobre o que entendia a respeito da Lei da Ficha Limpa. A pergunta foi feita por causa de as contas do ex-prefeito terem sido reprovadas em 2008 pela Câmara de Natal.

Além de ressaltar a reprovação na Câmara, Hermano enfatizou que Carlos Eduardo possui mais de 100 processos no TCU (Tribunal de Contas da União) (TCU) e que deveria dar justificativas sobre tais processos à população.

Carlos Eduardo defendeu-se afirmando que os processos no TCU não são contra ele, mas sim contra instituições. E trouxe mais uma vez o nome da atual prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), para o debate, enfatizando que a reprovação das contas foi uma manobra politica de Micarla e de seus vereadores aliados na Câmara para que Carlos Eduardo não pudesse concorrer às eleições de agora.

Rogério Marinho (PSDB) também atacou o ex-prefeito, afirmando que “a incompetência de sua gestão pode ser percebida pelos números que Natal apresenta no saneamento básico, já que em 2001 a capita potiguar era 30% saneada e em 2011 apresentava um aumento de apenas 2% do serviço.

Carlos Eduardo jogou o pepino para o governo do Estado, enfatizando que este ficou posteriormente com a responsabilidade, mas não cumpriu.

Em meio a um debate frio, que expôs o cansaço dos candidatos, as poucas farpas também foram jogadas para os atuais vereadores que estão tentando a reeleição. Robério Paulino (PSOL) lembrou a “Operação Impacto”, que evidenciou um grupo de vereadores suspeitos de corrupção ativa e passiva na votação do Plano Diretor de Natal, em 2007.

O candidato pediu à população que tivesse o cuidado de não votar em nenhum dos candidatos que foram citados no suposto esquema e pediu votos para os candidatos de seu partido.

Fernando Mineiro (PT) fez a observação de que Carlos Eduardo e Hermano têm ao seu lado Wilma de Faria e Garibaldi Alves, respectivamente, nomes que disputavam a prefeitura de Natal já 1985. “São nomes antigos, pessoas que já deram suas contribuições para a cidade. Agora, chega. Está na hora de mudar."

Roberto Lopes (PCB) foi o único dos candidatos que não participou do debate pelo fato de seu partido não ter representatividade na Câmara Federal.
 
Mais informações sobre as eleições em Natal

UOL Cursos Online

Todos os cursos