Em Porto Alegre, PT acusa Fortunati de estragar comício ligando chafariz

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação

    Chafariz ligado durante comício do PT em Porto Alegre

    Chafariz ligado durante comício do PT em Porto Alegre

A coligação Frente Popular, do candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre, Adão Villaverde, acusa a campanha do atual prefeito da cidade, José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, de ter interrompido de forma intencional um comício realizado no  Largo Glênio Peres, na noite desta quinta-feira (27), no centro da cidade.

Durante o evento, em que estavam presentes o candidato petista e seu vice, além de correligionários e cabos eleitorais, os chafarizes recém-inaugurados, colocados no meio do largo, foram acionados. A água despejada pelos 19 jatos molharam as pessoas que estavam no local, não poupando também vendedores ambulantes.

Conforme a coordenação da campanha de Villaverde, a ativação dos chafarizes "é condenável sob todos os aspectos" e vai contra o acordo firmado entre os partidos junto à Justiça Eleitoral. Segundo a coligação, o ato seria uma retaliação após denúncia de um suposto uso da máquina pública na campanha do pedetista feita pela Frente Popular.

"Não podemos aceitar esse tipo de postura, um golpe baixo que descaracteriza e diminui a disputa política democrática, pois a máquina pública não pode ser usada a favor e, tampouco, contra qualquer candidatura", disse o coordenador da campanha, Gerson Almeida.

"Se o candidato José Fortunati ou a coordenação de sua campanha não vierem a público se retratar iremos caracterizar o inaceitável ato como uma ação arbitrária e autoritária, que lembra em muito o que a ditadura militar fazia com aqueles que ousavam ir contra seus mandos e desmandos", afirmou Villaverde.

Na tarde desta sexta-feira (28), a Prefeitura de Porto Alegre emitiu uma nota na qual afirma que lamenta o ocorrido e que a determinação era de que a fonte não fosse acionada antes do dia 8 de outubro.

"Em virtude disso, foram solicitados esclarecimentos à empresa responsável pela instalação e funcionamento dos jatos d'água. A mesma informou que se trata de equipamento sofisticado, controlado por meio de painel eletrônico, e que fará análise do quadro de comando para verificar a possibilidade de que tenha ocorrido defeito elétrico ou eletrônico", informou a administração.

Em debate nesta sexta-feira em uma rádio da capital, Fortunati disse que nunca apoiaria ataques a "a atos nem do PT, nem de qualquer outro partido". Conforme sua assessoria de campanha, essa será a única manifestação do candidato sobre o assunto.

Leia mais sobre as eleições em Porto Alegre clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos