Elmano sobe oito pontos e vai a 24% em Fortaleza; Roberto Cláudio tem 19%, e Moroni, 18%

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, subiu oito pontos percentuais e chegou a 24% das intenções de voto em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) pelo jornal "O Povo".

O petista é seguido por Roberto Cláudio (PSB), que tem 19%, e Moroni Torgan (DEM), com 18%. Os três estão tecnicamente empatados considerando o limite da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Com até seis pontos de diferença, distância que separa Elmano (24%) e Moroni (18%), os candidatos estão em empate técnico. No entanto, o Datafolha considera estatisticamente improvável este empate entre o petista e o candidato do DEM.

A última pesquisa Datafolha em Fortaleza, divulgada no dia 12, mostrava Moroni na liderança, com 22%, e Roberto Cláudio e Elmano em empate técnico, com 17% e 16%, respectivamente.

O levantamento divulgado nesta quarta-feira mostra o candidato do PDT, Heitor Férrer, com 13%, seguido por Renato Roseno (PSOL), com 7%, Inácio Arruda (PC do B), 3%, Marcos Cals (PSDB), 3%, e Francisco Gonzaga (PSTU), 1%.

André Ramos (PPL) e Professor Valdeci (PRTB) aparecem com 0% das intenções de voto. Brancos e Nulos somaram 4%, e eleitores indecisos, 8%.

O Datafolha ouviu 1.143 eleitores entre a última terça (25) e quarta-feira (26). A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número CE-00079/2012.

2º turno

O Datafolha também pesquisou a preferência dos eleitores num eventual segundo turno. Roberto Cláudio (PSB) aparece na frente nos três cenários testados com seu nome, contra Elmano (46% a 37%), Moroni (47% a 32%), e contra Férrer (47% a 36%).

Elmano aparece com vantagem na simulação contra Moroni - 47% a 35%, para o petista - e contra Férrer - 43% a 38%.

No último cenário testado para o segundo turno, Férrer ganharia de Moroni, por 46% a 37%.

Veja mais sobre as eleições em Fortaleza, clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos