"Projeto Nova Luz não fracassou", diz Serra em entrevista na TV

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, em entrevista ao "SP TV" nesta terça (18)

    O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, em entrevista ao "SP TV" nesta terça (18)

José Serra, candidato do PSDB á Prefeitura de São Paulo, disse nesta terça-feira (18) que o projeto de revitalização da Luz, na região central da cidade --onde fica a chamada cracolândia--, “não fracassou”.

O programa de renovação da área, batizada de Nova Luz, foi lançado por Serra em 2005 e, hoje, é o principal projeto urbano do prefeito Gilberto Kassab (PSD), que apoia a candidatura do tucano.

“O projeto da Nova Luz não fracassou. O projeto se revelou muito difícil porque tem problemas legais, de aprovação de lei e de mudança. É uma coisa muito radical que tem que fazer lá”, disse em entrevista ao “SPTV”, da Rede Globo, na tarde desta terça-feira (18).

O jornalista César Tralli questionou o fato de a região continuar dominada pelo consumo de crack e perguntou qual o novo prazo para entrega das obras, já que o projeto previa conclusão em abril de 2011. “Acho que dois anos”, respondeu Serra.

O candidato do PSDB atribuiu o atraso a burocracias. “Você tem uma desigualdade no andamento das coisas que às vezes acontece por questões burocráticas, legais, do Ministério Público, do Tribunal de Contas, coisas difíceis de serem mostradas.”

Minha Casa, Minha Vida

Questionado se pediria recursos do governo federal para o projeto habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, Serra afirmou que o programa não é capaz de construir moradias populares em São Paulo devido ao alto valor dos imóveis.

“O Minha Casa, Minha Vida não consegue fazer casas populares de até 50 metros quadrados. O terreno na capital tem um valor maior, e o Minha Casa, Minha Vida não é suficiente. Basta você perguntar para os empresários. Isso todo mundo sabe, exceto na política, quando [o programa] é usado no sentido oposto ao da realidade.”

O "SPTV" iniciou ontem, com Gabriel Chalita (PMDB), uma série de entrevistas com os candidatos mais bem colocados nas pesquisas --última pesquisa Ibope aponta Serra com 19% das intenções de voto. Na quarta-feira (18), o entrevistado será Paulinho da Força (PDT), que tem 1%.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos