Para Serra, PT fez uso do governo como 'propriedade privada' ao nomear Marta ministra

Do UOL, em São Paulo

No segundo bloco do debate promovido pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, pela "TV Cultura" e pelo "YouTube", na noite desta segunda-feira (17), os candidatos José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) discutiram sobre a nomeação de Marta Suplicy como ministra da Cultura.

Serra afirmou que o PT usou o governo federal como se fosse propriedade privada ao trocar o apoio de Marta à campanha de Haddad pelo ministério e para apaziguar os ânimos da senadora petista, que queria ser candidata à prefeitura.

“Trocar ministério por apoio político é indevido”, afirmou o tucano após ser questionado pelo petista se a sua afirmação de que a presidente Dilma Rousseff não deveria "meter o bico" na campanha não era desrespeitosa.

Na réplica, Haddad afirma que a declaração de Serra é anterior à nomeação de Marta e diz que o tucano é deselegante com adversários e com aliados políticos. Ele também disse que a presidente é bem avaliada, enquanto a gestão de Kassab é alvo de críticas.

"Eu tenho direito de dar a minha opinião. Todo mundo sabe [da troca de apoio pelo ministério. Não é índice em aprovação de pesquisa que vai bloquear opinião democrática sobre o que está acontecendo. O prefeito Kassab, que vocês ficaram atrás dele para ter apoio, se elegeu ganhando da Marta", respondeu Serra.

Soninha Francine (PPS) perguntou para Haddad sobre o processo de prévias do PT. Ela quis saber o que o candidato petista acha sobre a interferência de Lula no partido. Haddad afirmou que a decisão visou garantir que Marta cumprisse todo o mandato de senadora. Ele aproveitou para alfinetar o candidato do PSDB, que deixou o cargo de prefeito durante o mandato.

Na réplica, Soninha acusou o PT de fazer “acordos espúrios”. Haddad disse que Soninha deveria respeitar mais Marta Suplicy. Ele afirmou que a senadora petista desafiou o partido quando considerou que era correto e respeitou a decisão dos colegas quando foi o momento.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos