Serra diz que José Dirceu é "guru de Haddad"

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, disse nesta sexta-feira (14) que José Dirceu, que é réu no julgamento do mensalão e ex-ministro da Casa Civil, é "guru" de Fernando Haddad, candidato do PT. “Ele [Dirceu] é guru de todo esse pessoal, inclusive do Haddad, isso todo mundo sabe.”

O tucano também afirmou que Dirceu tem participação ativa na campanha de Haddad. "Inclusive foi ele que disse que 'tem de bater no Serra, não do [Celso] Russomanno [candidato do PRB]'", declarou.

A declaração foi dada durante a Sabatina Folha/UOL após o tucano ter sido questionado se causava incômodo ter um réu do mensalão em um partido que o apoia, referindo-se ao PR, de Waldemar Costa Neto.

Serra disse que o PT fala do mensalão mineiro para criar uma "cortina de fumaça". "Essa é a cortina de fumaça do PT. O mensalão é uma realidade, está na Justiça. Para mim, culpado tem de ser punido e inocente tem de ser absolvido. Todo mundo sabe que o mensalão é PT, o grande comando, governo etc. Esse negócio mineiro a Justiça vai julgar e vai se manifestar a esse respeito. Não vai acontecer com o PT, que ficou pressionando, pressionando", afirmou.

Em outro momento, Serra retomou o assunto e disse que Dirceu dita a linha da campanha do petista. "Efetivamente eles são ligados. José Dirceu é o guru do Fernando Haddad. Ele dá direção da linha da campanha. Ele que diz ‘tem que fazer isso ou aquilo’. Inclusive ele gosta de ser chamado de guru. Qual o problema? Por que se sentir ofendido com isso?", disse.

Última pesquisa

Na última pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (13), José Serra aparece em segundo lugar nas intenções de voto, com 19%. Em primeiro lugar, está o candidato Celso Russomanno (PRB), com 35%.

Quem é José Serra

José Serra tem 70 anos e nasceu na cidade de São Paulo. Cursou engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e se especializou em economia.

Já foi deputado federal e senador por São Paulo. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, assumiu o Ministério do Planejamento e, depois, a pasta da Saúde. Serra já disputou a Presidência da República pelo PSDB duas vezes, mas perdeu  para candidatos petistas nas duas ocasiões: em 2002, quando foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva, e em 2010, quando foi eleita a atual presidente Dilma Rousseff.

Em 2004, Serra venceu as eleições para prefeito de São Paulo, mas deixou o cargo um ano e três meses depois para disputar o governo do Estado, sendo eleito no primeiro turno com mais de 12 milhões de votos.

A saída da prefeitura, no entanto, até hoje causa desconforto ao tucano. Em 2004, durante sabatina promovida pela Folha, Serra assinou documento no qual se comprometia a cumprir todo o mandato, que chamou depois de “papelzinho”.

Sabatina Folha/UOL

O UOL e a "Folha de S.Paulo" sabatinam nesta sexta-feira (14) o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra. A entrevista encerra a série de sabatinas organizadas pelo jornal e pelo portal com os principais candidatos a prefeito da capital paulista.

A sabatina será dividida em três blocos e terá duração de uma hora e meia. O candidato responderá a perguntas de jornalistas e internautas. Participarão da sabatina o editor de "Poder", Ricardo Balthazar, a editora do "Painel", Vera Magalhães, a colunista da Folha Barbara Gancia e o colunista do UOL Mauricio Stycer.

UOL Cursos Online

Todos os cursos