Haddad diz que vê em programa de governo de Russomanno "um esboço"

Do UOL, em São Paulo

Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, comentou o que acha dos programas de governo apresentados por seus principais rivais: Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB). Sobre o plano de Russomanno, o petista disse que vê apenas "um esboço".

"Eu vejo o esboço do plano de governo de Russomanno e não vejo uma visão de futuro, de conjunto. É um esboço, são linhas gerais. O prefeito tem que saber como enxerga a cidade dentro de dez, 15 anos. O esboço que ele apresentou não me revela uma cidade com mais qualidade de vida", afirmou.

Sobre Serra, Haddad citou o fato de o tucano exaltar a gestão do atual prefeito Gilberto Kassab (PSD). "O Serra está propondo a continuidade da atual gestão. É um contrassenso. Ele sabe que a população não aprova a atual gestão", disse.

Em seu horário eleitoral, Serra sempre cita a parceria com Kassab, que era vice-prefeito do tucano e assumiu em 2006 quando Serra se candidatou ao governo de São Paulo.

Última pesquisa

Na última pesquisa eleitoral, divulgada na quarta-feira pelo Datafolha, Haddad aparece com 17% das intenções de votos, empatado tecnicamente em segundo lugar com José Serra, do PSDB, que tem 20%. Em primeiro lugar está o candidato do PRB, Celso Russomanno, com 32%.

Quem é Fernando Haddad

Filho de imigrante libanês, Fernando Haddad nasceu em São Paulo e tem 49 anos. Formou-se na Faculdade de Direito da USP em 1985, mesma instituição onde também fez mestrado em economia e doutorado em filosofia.


Casado e pai de dois filhos, Haddad assumiu seu primeiro cargo político em 2001, quando foi indicado chefe do gabinete da secretaria de finanças da Prefeitura de São Paulo durante a gestão de Marta Suplicy.

Em 2003, tornou-se assessor especial do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Em 2005, foi convidado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o ministério da Educação. À frente da pasta, enfrentou problemas com o vazamento de provas do Enen e liderou a expansão do programa Prouni.

Sabatina Folha/UOL

O UOL e a "Folha de S.Paulo" sabatinam nesta quinta-feira (13) o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Amanhã, será a vez do candidato do PSDB, José Serra. As duas entrevistas encerram a série de sabatinas organizadas pelo jornal e pelo portal com os principais candidatos a prefeito da capital paulista.

As sabatinas são divididas em três blocos e terão duração de uma hora e meia. Os candidatos responderão a perguntas de jornalistas e internautas. Participarão das sabatinas o editor de "Poder", Ricardo Balthazar, a editora do "Painel", Vera Magalhães, a colunista da Folha Barbara Gancia e o colunista do UOL Mauricio Stycer.

UOL Cursos Online

Todos os cursos