Haddad diz que Serra "não tem limites" na campanha eleitoral em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

O candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirmou que acha "lastimável" a forma como o candidato do PSDB, José Serra,  vem fazendo a campanha eleitoral. A afirmação foi feita durante sabatina Folha/UOL nesta quinta-feira (13).

"Eu acho lastimável como ele [Serra] vem se comportando [na campanha]. Nós levamos um caso de um caminhoneiro que tinha catarata. Ele não tem limites na campanha", disse sobre o caso do paciente que tinha catarata e não conseguiu fazer uma operação pela rede pública apresentada durante seu horário eleitoral na TV.

José Machado reclamou do sistema municipal de saúde e disse que estava aguardando há pelo menos dois anos para fazer uma cirurgia de catarata.

Segundo reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”, a prefeitura divulgou dados do prontuário de Machado para expor erro no programa eleitoral do petista. Segundo especialistas, a divulgação de dados médicos sem autorização do paciente configura quebra de sigilo.

"A prefeitura abre o sigilo médico do paciente, diz que ele não tem catarata. A prefeitura calunia o paciente. Quando você começa a fazer isso para prejudicar uma candidatura, mostra que não tem limites", completou.

O caso foi comentado por José Serra na mídia dizendo que o "PT falta com a verdade" e que estava provado que o problema do caminhoneiro era outro.

Arrancada final

Haddad disse acreditar em um crescimento das intenções de voto em sua candidatura na reta final das eleições.

"O PT sempre cresce muito nos dez últimos dias de campanha, o eleitor busca mais informação neste período. A informação vai chegando por ondas", disse o candidato petista.

Última pesquisa

Na última pesquisa eleitoral, divulgada na quarta-feira pelo Datafolha, Haddad aparece com 17% das intenções de votos, empatado tecnicamente em segundo lugar com José Serra, do PSDB, que tem 20%. Em primeiro lugar está o candidato do PRB, Celso Russomanno, com 32%.

Quem é Fernando Haddad

Filho de imigrante libanês, Fernando Haddad nasceu em São Paulo e tem 49 anos. Formou-se na Faculdade de Direito da USP em 1985, mesma instituição onde também fez mestrado em economia e doutorado em filosofia.

Casado e pai de dois filhos, Haddad assumiu seu primeiro cargo político em 2001, quando foi indicado chefe do gabinete da secretaria de finanças da Prefeitura de São Paulo durante a gestão de Marta Suplicy.

Em 2003, tornou-se assessor especial do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Em 2005, foi convidado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o ministério da Educação. À frente da pasta, enfrentou problemas com o vazamento de provas do Enen e liderou a expansão do programa Prouni.

Sabatina Folha/UOL

O UOL e a "Folha de S.Paulo" sabatinam nesta quinta-feira (13) o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Amanhã, será a vez do candidato do PSDB, José Serra. As duas entrevistas encerram a série de sabatinas organizadas pelo jornal e pelo portal com os principais candidatos a prefeito da capital paulista.

As sabatinas são divididas em três blocos e terão duração de uma hora e meia. Os candidatos responderão a perguntas de jornalistas e internautas. Participarão das sabatinas o editor de "Poder", Ricardo Balthazar, a editora do "Painel", Vera Magalhães, a colunista da Folha Barbara Gancia e o colunista do UOL Mauricio Stycer.

UOL Cursos Online

Todos os cursos