Sem mostrar Dilma, Paes reforça imagem de "cidade integrada" em horário político no Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

No programa eleitoral gratuito na TV da noite desta segunda-feira (10), o prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), buscou reforçar a imagem de "cidade integrada".

Embora a presidente Dilma Rousseff já tenha gravado inserções para a campanha de Paes, o prefeito não usou as imagens. Segundo informações da “Folha de S. Paulo”, o depoimento de Dilma iria ao ar hoje.

Ao fim de sua propaganda eleitoral, Paes exibiu uma entrevista do cineasta Andrucha Waddington, que ressaltou a importância da cidade como polo cinematográfico no cenário nacional. O candidato à reeleição, que tem 16m17s de horário político na TV, inseriu diversos jingles, clipes de imagens e entrevistas.

Assim como em todos os seus programas anteriores, Paes buscou reforçar a imagem de "cidade integrada", desta vez com um jingle que explora o cruzamento de raças, culturas e realidades sociais distintas.

"Eu moro no morro, ela na zona sul. Sou negão e ela é loirinha dos olhos azuis", diz o refrão da música. Como ilustração, a campanha do PMDB utiliza na sequência depoimentos de um casal de namorados que supostamente se beneficia do programa Bilhete Único.

Uma jovem de 17 anos, loira e de olhos azuis, moradora de Santa Teresa, afirma ser necessário pegar ônibus e trem pagando apenas uma tarifa para visitar um jovem de 19 anos, moreno, morador de Madureira, no subúrbio do Rio. "Agora eles curtem o Rio", resume Paes ao fim dos depoimentos.

Freixo aborda cultura

O candidato do PSOL, Marcelo Freixo, dedicou seu horário político vespertino a questões referentes à cultura. A campanha do deputado estadual exibe um depoimento de um adolescente de 16 anos, morador da favela da Mangueira, na zona norte, que afirma nunca ter ido ao teatro.

"Eu gostaria que o próximo prefeito abrisse um tipo de projeto diferente para buscar as crianças que nunca foram ao cinema, que nunca foram ao teatro, que nunca foram ao museu, para mostrar o mundo de um lado diferente. Para mostrar a eles que a gente pode tentar ser alguém melhor na vida. Que a cultura pode te levar a lugares mil vezes melhor do que o morro", afirma o jovem.

Freixo sugere que o governo municipal deve incentivar a produção de cultura nas próprias comunidades, e sustenta a tese de que isso faria com que as camadas populares "disputassem território" com os "grandes espetáculos".

Maia promete cartão para usuários de crack

O candidato do DEM, Rodrigo Maia, prometeu, criar um cartão para os dependentes de crack. Segundo o horário político de Maia, seria uma forma de cadastrar todos os usuários da droga e dar acesso a uma rede gratuita de clínicas e centros de tratamento.

No entanto, o concorrente do DEM não explicou quais seriam os critérios para definir quem é ou não dependente da droga.

"Pela internet, os familiares poderão saber quais as instituições conveniadas à prefeitura. O cartão Aliança pela Vida vai garantir a internação e o tratamento gratuito para o dependente de crack", afirmou.

De acordo com Maia, a atual gestão, do candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB), falhou em três pontos relacionados ao tema: "prevenção, investimento e prioridade".

Assim como em todas as suas propagandas eleitorais, o candidato do DEM utiliza a imagem de sua vice, a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), filha do ex-governador Anthony Garotinho (PR), para fortalecer a sua candidatura.

Mais informações sobre as eleições no Rio de Janeiro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos