Ibope: Carlos Eduardo (PDT) tem 44%, em Natal; Hermano Morais (PMDB), 19%

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (5) a primeira pesquisa do instituto para a disputa à Prefeitura de Natal. O resultado mostra o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) na liderança com 44% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB), com 19%.

Os candidatos Fernando Mineiro (PT) e Rogério Marinho (PSDB) aparecem com 5% e 4% das intenções de voto, respectivamente -- em um empate técnico, pois a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Robério Paulino (PSOL) atingiu apenas 1% das intenções. Roberto Lopes, do PCB, não atingiu o percentual (0%). Os votos brancos e nulos são 17%. Os indecisos somam 10%.

O instituto entrevistou 602 pessoas em Natal, entre os dias 2 e 4 de setembro.  A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo em Natal e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) sob o número 00081/2012.

O deputado Hermano Morais mostrou-se contente com a pesquisa e atribuiu o resultado ao trabalho de campanha.

“Nossa campanha é a que mais cresce em Natal e isto está comprovado por todos os institutos que vem realizando pesquisas. Se eu for levar em consideração a pesquisa de outros institutos, dá para perceber que a campanha de Carlos Eduardo está caindo. Vamos continuar nesse esforço. O resultado só aumenta o nosso entusiasmo para um segundo turno”, disse o peemedebista.

O ex-prefeito Carlos Eduardo está em Brasília. A assessoria do candidato preferiu não comentar sobre a pesquisa.

Rejeição

O Ibope conferiu também os índices de rejeição dos candidatos a prefeito de Natal. No levantamento, os eleitores dizem em quem não votariam de forma nenhuma.

O candidato Roberto Lopes lidera a lista de rejeição com 32%, seguido por Carlos Eduardo e Fernando Mineiro (ambos com 31%), Rogério Marinho (30%), Hermano Morais e Robério Paulino (os dois com 28%).

Um total de 6% dos entrevistados responderam que não rejeitariam nenhum candidato. Outros 12% não sabem ou não responderam.

Leia mais sobre as eleições em Natal clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos