Ibope: Paes venceria no 1º turno, com 52%, no Rio; Freixo vai a 14%

Do UOL, no Rio

O  candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, subiu para 14% --seis pontos percentuais a mais em relação ao estudo de agosto-- em pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (5). O líder é o atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), que venceria a eleição no primeiro turno, com 52%.

Os dados do Ibope mostram que a campanha de Paes também cresceu nos últimos 27 dias: em 8 agosto, o peemedebista tinha 49%, caiu dois pontos percentuais na pesquisa feita duas semanas depois, e agora chega a um índice que lhe garantiria a reeleição ainda no primeiro turno.

O terceiro colocado na corrida eleitoral, de acordo com o Ibope, é o candidato do DEM, Rodrigo Maia (3%), que caiu dois pontos percentuais em relação aos estudos anteriores. O concorrente do PSDB, Otávio Leite, se mantém na quarta posição, porém com um ponto percentual a menos: 2%. O mesmo índice tem a pleiteante do PV, Aspásia Camargo.

Cyro Garcia (PSTU), Fernando Siqueira (PPL) e Antonio Carlos (PCO) não pontuaram na pesquisa, que foi encomendada pela TV Globo e está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 00074/2012. Optaram por votar nulo ou branco 16% dos entrevistados; não sabem ou não responderam, 10%.

Participaram da amostra do Ibope 1.001 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro, e a margem de erro é três pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais sobre as eleições no Rio de Janeiro clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos