Ibope mostra Manuela e Fortunati empatados em Porto Alegre; campanhas não veem surpresa no resultado

Do UOL, em Porto Alegre

As coordenações das três campanhas que mais estão pontuando nas pesquisas de intenção de voto em Porto Alegre afirmam não terem sido pegas de surpresa com o resultado do levantamento Ibope, divulgado neste sábado.

O estudo aponta empate técnico entre Manuela D'Ávila (PCdoB) e José Fortunati (PDT), com 37% e 35% respectivamente. Em terceiro lugar aparece Adão Villaverde (PT), com 5%.

"Se analisarmos as últimas pesquisas, já podemos identificar uma tendência mais consolidada de crescimento da Manuela e a queda de Fortunati", avalia o coordenador geral da campanha da comunista, Antônio Elisandro de Oliveira.

"Sabemos que ainda é muito cedo, que essas pesquisas refletem o momento. Mas quem falava em ganhar no primeiro turno deve estar preocupado nesse momento", alfinetou, fazendo referência a Fortunati.

Os petistas nutrem uma histórica desconfiança com os levantamentos do Ibope. Segundo o coordenador da campanha de Villaverde, Gerson Almeida, o instituto e as eleições em Porto Alegre "não fazem uma combinação muito correta".

O Ibope tem uma célebre pesquisa que colocava o [ex-governador] Olívio Dutra em terceiro lugar, alguns dias antes de ele se tornar o primeiro prefeito eleito em Porto Alegre. E, de lá pra cá, há uma dificuldade sistemática em se aproximar da realidade", critica Almeida.

Os 5% de Villaverde na pesquisa Ibope, ante os 7% registrados na Datafolha, na última quarta-feira, estão na média esperada pelos petistas.

"Realmente [esse resultado] não nos impacta. Essa semana saíram uma série de pesquisas, e todas nos deixam próximos aos dois dígitos", afirma Almeida, que espera que a participação na propaganda de TV da ex-ministra Marina Silva (PV), gravada neste sábado, no Rio de Janeiro, alavanque ainda mais a candidatura de Villaverde.

Por outro lado, Sebastião Melo, candidato a vice prefeito de Fortunati, crê na polarização da disputa. "Essa eleição nasceu e continua polarizada. Acho que o efeito televisão ainda não surtiu todo o efeito esperado no eleitor. Essa é uma eleição de segundo turno. E grande parte do eleitorado ainda não firmou convicção. Estamos fazendo nosso trabalho", destaca.

O quarto lugar ficou com Roberto Robaina (PSOL), que obteve 1% na pesquisa divulgada neste sábado (1º).

Os pesquisados que optaram por voto em branco, nulo ou nenhum dos nomes citados somaram 5%. Os eleitores que não sabem em quem votar ou se recusaram a responder a pesquisa totalizam 15%.

O Ibope ouviu 805 eleitores de Porto Alegre entre 27 de agosto de 1º de setembro . A margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RS-00099/2012.

Mais informações sobre as eleições em Porto Alegre.

UOL Cursos Online

Todos os cursos