Em comício em Belo Horizonte, Lula diz que governo estadual de padrinhos de Lacerda está 'quebrado'

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (31), durante comício da campanha do candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, na Praça da Estação, no centro da cidade, que o Estado de Minas Gerais está "quebrado".

"Parece que o governo estadual não está tão bem como se dizia. O governador [Antonio Anastasia-PSDB] não pode falar isso. Se pudesse, ia dizer que o Estado está quebrado", afirmou.

O governador foi apadrinhado politicamente pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG). Aécio e Anastasia apóiam o adversário do petista, o atual prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB). Aécio Neves é hoje o principal nome para 2014 do PSDB.

Lula discursou por cerca de 13min para cerca de 5.000 pessoas, de acordo com cálculos da PM (Polícia Militar). O ex-presidente teve de interromper o discurso para beber água. Ele também criticou Lacerda. Segundo ele, o candidato à reeleição não sabe "nem sorrir" e é "uma pedra de gelo".

“Um tocador de obras que às vezes não sabe nem sorrir. Que às vezes parece que não tem coração. Parece uma pedra de gelo”, afirmou.

O ex-presidente disse ainda que Patrus Ananias, quando foi prefeito de Belo Horizonte, de 1993 a 1996, tinha dificuldades para obter verbas federais. Os presidentes à época eram Itamar Franco (1992-1994) e Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), que é do PSDB. "As verbas não eram liberadas", disse.

“Quando foi prefeito, ele (Patrus) não tinha nenhum presidente colocando dinheiro na cidade. Não tinha o Lulinha lá. Não tinha a Dilminha lá. Tinha o FHC [o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso(PSDB)] que não dava dinheiro para ninguém."

Lula ainda acusou Lacerda de fazer propaganda “falsa” de obras que tem a participação da União nos programas de rádio e TV.

“Esses [prefeitos] pegaram quatro anos do meu mandato. Boa parte [das obras] é parceria com o governo federal ou empréstimos do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. O povo mineiro não vai se deixar enganar pela propaganda falsa na telinha”, disse.

“É importante que eles saibam que não estariam no governo se não fossemos nós”, disse.

De acordo com a organização do comício, a última vez que o ex-presidente esteve nos palanques de Belo Horizonte foi em 16 de outubro de 2010, durante a campanha à presidência de Dilma Rousseff.

Naquela ocasião, Lula participou de uma carreata pelas ruas da cidade, com Dilma e o ex-vice-presidente José Alencar.

Patrus está em segundo lugar na última pesquisa Datafolha, de quarta-feira (29), atrás do candidato à reeleição Marcio Lacerda (PSB).

Conforme o último levantamento do Datafolha, Lacerda mantém ampla vantagem sobre Ananias.

O candidato do PSB aparece 16 pontos percentuais à frente do petista, segundo pesquisa Datafolha realizada em parceria com a TV Globo.

Com apoio do ex-governador e senador tucano Aécio Neves, Lacerda tem 46% das intenções de voto, contra 30% de Patrus, que tem Lula da Silva como principal cabo eleitoral.

Leia mais sobre as eleições em Belo Horizonte clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos