Coleta seletiva e aumento na tarifa de ônibus polemizam horário eleitoral em Natal

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

O ex-prefeito e candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) prometeu construir 34 novas escolas em Natal, se eleito. Ele aproveitou seus programas eleitorais durante a semana para fazer um retrospecto do que fez na educação quando prefeito da capital – de 2002 a 2008 – e enfatizou que suas ações só não continuam hoje no município porque foram interrompidas pela atual prefeita, Micarla de Souza (PV).

Carlos Eduardo disse que durante sua gestão os alunos da rede municipal de ensino tinham fardamento escolar, merenda de qualidade e material didático, o que, segundo ele, não ocorre hoje. “Durante minha gestão eu construí 28 escolas e reformei outras 42. Os professores tinham incentivo para se especializarem e os alunos tinham merenda escolar rica em nutrientes, de qualidade. O fardamento escolar não era distribuído apenas em ano eleitoral. Era prática e ocorria anualmente”.

A mesma estratégia de “lembrar” o que foi feito no passado foi usada por Carlos Eduardo em outras áreas, como drenagem e lixo. O candidato focou a implantação do aterro sanitário da cidade em sua gestão e mostrou bairros como Jardim Primavera, Loteamento José Sarney e Nossa Senhora da Apresentação, que eram constantemente inundados e, que, segundo Carlos Eduardo, tiveram este problema resolvido em sua gestão. 

Coleta Seletiva
Da mesma forma que o ex-prefeito abordou o lixo como estratégia de campanha, Hermano Morais também foi no mesmo caminho, mas mostrando a falta da coleta nas ruas de Natal. Ele mostrou em seu programa que a sujeira espalhada pela cidade é resultado de um modelo antigo de gestão, sem planejamento, aliado à conveniência política.

O peemedebista cutucou a atual prefeita, Micarla de Souza (PV) e o adversário político, Carlos Eduardo, líder nas pesquisas, ressaltando que durante dez anos a Urbana (Companhia de Serviços Urbanos de Natal) acumulou prejuízo de quase 1 bilhão de reais – sem achar uma solução eficaz para a coleta de lixo, cuja produção é de 1.400 toneladas por dia. No programa de Hermano, foi destacado que apenas 12 bairros de Natal possuem coleta seletiva.    

Sempre usando amigos ou outras pessoas relacionadas aos temas dos programas da semana para falar de seu caráter e poder administrativo, Hermano encerrou seu programa eleitoral desta sexta-feira destacando a necessidade de cuidados com o meio ambiente e com as belezas de Natal.

PSDB
O candidato do PSDB, Rogério Marinho, priorizou durante a semana seus projetos para o saneamento básico e para a educação em Natal. Ele focou projetos já realizados como deputado federal para a área e mostrou índices para convencer os eleitores da necessidade de fazer mais.

Rogério enfatizou que apenas 30% da capital do Rio Grande do Norte possuía rede de esgoto há dez anos e de lá para cá este percentual aumentou apenas 2%.  “Tanto a atual prefeita (Micarla de Souza) quanto o ex-prefeito (Carlos Eduardo) não conseguiram sequer concluir o trabalho de saneamento básico do bairro Nossa Senhora da Apresentação. Eles aumentaram em dez anos o percentual de saneamento básico de toda Natal em apenas 2%”, disse Rogério.

Ônibus
O aumento da passagem de ônibus – de R$ 2,20 para R$ 2,40 – nesta semana também foi tema de destaque no programa do petista Fernando Mineiro e de Robério Paulino (PSOL).
Mineiro destacou o aumento como absurdo, visto o atual sistema de transporte da cidade, que não conta com linhas integradas e um planejamento especifico, assim como Fortaleza e Recife, no Nordeste, já possuem. Ele destacou a importância de um plano de mobilidade urbana integrado à região metropolitana de Natal. ”No nosso governo, as pessoas não serão surpreendidas com o aumento repentino da passagem. O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e outras obras da Copa sairão do papel”.

O petista teve esta semana em seu programa de rádio a participação do ministro da saúde, Alexandre Padilha, que fez um raio-x pelo Brasil das melhorias na saúde com o PT na presidência e disse ao final que Mineiro é a melhor opção para Natal ser beneficiada pelo trabalho que o partido vem desenvolvendo pelo Brasil. “É importante destacar a importância da parceria que deve haver entre prefeituras e governo federal”, disse o ministro.  

Robério Paulino (PSOL) mostrou em seu horário na TV o manifesto dos estudantes por conta do aumento da passagem de ônibus e defendeu também a bandeira da luta contra a homofobia.

Pouco citado nas pesquisas, Roberto Lopes (PCB) defendeu, entre outros pontos, a  isenção de cobrança de luz, água e gás para desempregados.

Saiba mais sobre as eleições em Natal, clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos