Campanha de Freixo diz que TRE autorizou show de Caetano e Chico Buarque

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

A campanha do candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, teve a autorização do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para a realização de um show que reunirá os cantores Chico Buarque e Caetano Veloso, no dia 11 de setembro, no teatro Oi Casa Grande, no Leblon, na zona sul do Rio.

A iniciativa da apresentação foi dos próprios artistas, que declaram voto ao deputado estadual. Segundo a legislação eleitoral, é vetado showmícios ou "evento assemelhado para promoção de candidatos e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral".

No entanto, segundo a campanha do pleiteante do PSOL, o TRE não vê irregularidade no show de Chico e Caetano desde que Marcelo Freixo não compareça ao evento.

Além disso, não serão fixadas quaisquer tipos de propaganda eleitoral no interior do teatro, segundo exigência do TRE. Os ingressos devem custar R$ 360  --com direito à meia entrada para estudantes, idosos e deficientes--, e toda a renda será revertida para a campanha do candidato do PSOL.

Um dos principais problemas enfrentados pelo deputado estadual para promover a sua candidatura é a falta de recursos: R$ 102.929,90 doados todos por pessoas físicas.

O show que reunirá Caetano Veloso e Chico Buarque será chamado de "Primavera Carioca" em alusão a um dos slogans utilizados pela campanha do deputado nas redes sociais --o trio "Preto+1" também participará do show.

Os organizadores do projeto estudam a possibilidade de incluir outros artistas no evento, tais como o vice na chapa de Freixo, o músico Marcelo Yuka (ex-integrante do Rappa), e o cantor Djavan.

Há pelo menos 40 anos, Chico e Caetano fizeram o primeiro show juntos no teatro Castro Alves, em Salvador --a apresentação originou o disco "Caetano e Chico Juntos e Ao Vivo".

"Essa campanha se ampara no empenho dos que sabem de sua relevância, já que não conta com muito tempo na TV nem tem o apoio dos poderosos. Considero acontecimento de grande significação que Chico Buarque e eu estejamos pela primeira vez atuando na campanha de um mesmo candidato, o que também prova o significado único da candidatura de Freixo", afirmou Caetano, em nota oficial.

Leia mais sobre as eleições no Rio de Janeiro clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos