Haddad diz que "prefeito deveria ter pedido desculpas" a paciente por falta de atendimento

Do UOL, em São Paulo

Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, disse que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) deveria pedir desculpas ao paciente José Machado, que não conseguiu uma operação da catarata na rede municipal de saúde. O caso foi mostrado no programa eleitoral do petista esta semana.

”O prefeito deveria pedir desculpas pela prefeitura não ter o atendido”, afirmou em entrevista à "TV Estadão", nesta quinta-feira (30). Kassab apoia a candidatura de José Serra (PSDB).

No horário eleitoral petista, o caminhoneiro José Machado reclama do sistema municipal de saúde e diz que está aguardando há pelo menos dois anos para fazer uma cirurgia de catarata.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a prefeitura abriu o sigilo médico de Machado, sem autorização do paciente, para dizer que o PT estava errado.

A Secretaria Municipal de Saúde foi questionada sobre o problema e a assessoria de imprensa informou que já havia consultado os dados do paciente na Unidade Básica de Saúde Guaianases 1 e no ambulatório de especialidades Jardim São Carlos e que a "hipótese de diagnóstico" não era catarata, mas pterígio - crescimento do tecido sobre a córnea.

A secretaria ainda questionou o fato de o paciente que aparece no programa de Haddad ter dito que estava na fila para receber a cirurgia de catarata. Segundo o órgão, não há filas para isso.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, é proibido que o médico, sem consentimento do paciente, revele o conteúdo de um prontuário ou de uma ficha médica.

Maluf

Quando questionado sobre sua aliança com o PP, de Paulo Maluf, Haddad disse que não tem problemas com isso e que o PP está alinhado ao governo da presidente Dilma Rousseff. “Eu não tenho problema com isso. Meu patrimônio é o meu nome e minha carreira”, disse.

Bilhete mensal

Sobre as criticas de seu adversário José Serra (PSDB) em relação ao bilhete único mensal, que permitiria pagar uma taxa mensal e usar o transporte público o mês todos, o petista rebateu criticando a Controlar - sistema de inspeção veicular. "O Serra é a favor da controlar, que não existe em lugar nenhum do mundo, e é contra o bilhete único mensal, que existe em vários lugares", disse.

Haddad disse, também, que vai acabar com a taxa da Controlar. "A taxa do lixo foi trocada por esta do carro, que é mil vezes pior, ela é ridícula, eu vou acabar com essa taxa", disse.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos