Lacerda diz que resultado do Datafolha é 'estimulante'; Patrus diz que só comenta 'conjunto' de pesquisas

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), afirmou que o resultado da pesquisa Datafolha nesta quarta-feira (29) é "estimulante" e comemorou também sua baixa rejeição. Lacerda aparece no levantamento com 46% das intenções de voto. O segundo colocado Patrus Ananias (PT) tem 30%.

“É estimulante, pois subimos alguns pontos e temos baixa rejeição”, afirmou Lacerda.

O candidato petista Patrus Ananias não comentou o resultado. A assessoria do comitê de campanha de Patrus informou que o candidato só fará comentários sobre “conjunto” de pesquisas eleitorais, de diversos institutos.

“Não haverá comentários sobre levantamento, individualmente. Só um conjunto de pesquisas, de forma mais ampla”, informou a assessoria do candidato petista.

A diferença entre os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais do Datafolha se mantém dentro da margem de erro, passando de 17 pontos percentuais, no primeiro levantamento divulgado em 21 de agosto, para 16 pontos percentuais. Lacerda tem 46% e, Patrus, 30%, no levantamento.

Lacerda é apoiado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que o considera sua “cria política” e ocupa a maior parte das cerca de 30 inserções diárias de 30 segundos da propaganda política do prefeito, embora ainda não tenha aparecido nos programas eleitorais da coligação.

Patrus tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Desde o início da propaganda eleitoral há nove dias, Lula é o protagonista dos programas eleitorais do petista.

O índice de rejeição de Lacerda é o menor entre os candidatos: 17%. Patrus tem uma rejeição de 19%.

Os eleitores indecisos são 9% do total, uma oscilação negativa de três pontos em relação à pesquisa anterior. Os brancos são 10%.

O levantamento está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), sob o número MG-00294/2012. Foram entrevistados 810 eleitores em Belo Horizonte. A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Leia mais sobre as eleições em Belo Horizonte clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos