Ibope: Ratinho Jr. tem 27% em Curitiba, Ducci, 23%, e Fruet, 21%

Rafael Moro Martins

Em Curitiba

Pesquisa Ibope de intenção de votos para a Prefeitura de Curitiba divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (24) pela RPC TV, retransmissora da TV Globo, aponta para um crescimento do candidato Ratinho Jr. (PSC) embora ele ainda esteja tecnicamente empatado com Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet.

No levantamento, Ratinho Jr. tem 27% das intenções de voto. Ducci, atual prefeito e candidato a reeleição, tem 23% e Gustavo, 21%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou menos, há empate técnico.

A pesquisa ouviu 602 eleitores entre os dias 21 e 23 de agosto, período que coincide com o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que começou na terça-feira (21).

Rafael Greca (PMDB) manteve os 6% da pesquisa anterior. Bruno Meirinho (PSOL) foi citado por 1% dos entrevistados. Os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos são 10% do total, e 12% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa Ibope, contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A, foi registrada em 19 de agosto no TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) sob o número PR-00066/2012.

Segundo turno: Ratinho e Fruet lideram

Neste sábado (25), o jornal “Gazeta do Povo”, do grupo RPC, divulgou os números da pesquisa Ibope sobre o provável segundo turno nas eleições de Curitiba.

Na simulação, Ratinho Jr. venceria Luciano Ducci e Gustavo Fruet com os mesmos percentuais --38% a 34% das intenções de voto. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, há empate técnico em ambos os casos.

Num possível embate entre Fruet e Ducci, o pedetista tem cinco pontos de vantagem sobre o atual prefeito --37% a 32%.

A diferença, portanto, está acima da margem de erro da pesquisa.

Greca lidera rejeição

O Ibope também avaliou a rejeição dos candidatos. Neste quesito, Rafael Greca é o mais citado --não teria o voto de 26% dos entrevistados. Luciano Ducci vem em seguida, com 18%. Ratinho Jr. é o terceiro em impopularidade, com 17%.

Avanilson Araújo (PSTU) não seria votado por 12% dos entrevistados, e Bruno Meirinho por 11%. Alzimara Bacellar (PPL) e Fruet têm o mesmo índice de rejeição: 10%. Carlos Moraes (PRTB, que tem o registro da candidatura sub judice no TRE), é o menos rejeitado (8%).

Dez por cento dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, e 18% não souberam responder a pergunta. No quesito rejeição, a soma dos percentuais supera 100% porque os entrevistados puderam apontar mais de um nome, segundo a RPC TV.

Pesquisa anterior: Ratinho sobre 4 pontos

Os três principais candidatos oscilaram dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior do Ibope. Ratinho Jr. subiu quatro pontos percentuais --aparecia com 23% na pesquisa divulgada em 10 de agosto.

Luciano Ducci perdeu dois pontos --tinha 25% há duas semanas. Gustavo Fruet caiu três pontos percentuais--foi citado por 24% dos eleitores no último dia 10. Rafael Greca manteve os mesmos 6%.

Com a mesma margem de erro de quatro pontos percentuais, a pesquisa realizada em 10 de agosto também se baseia em uma amostra de 602 eleitores, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-00040/2012.

Ratinho Jr. tentou impugnar divulgação de pesquisa

Apesar de liderar a pesquisa, Ratinho Jr. tentou impugnar a divulgação da pesquisa. “Questionamos a distribuição de entrevistados por faixa etária, sexo, formação escolar e renda. Ibope faz a ponderação após ir a campo, o que é questionável”, disse ao UOL a advogada da coligação “Inova Curitiba”, Amanda de Lima Godoi.

O juiz Marcelo Wallbach da Silva, da 1ª Zona Eleitoral, porém, negou a impugnação, alegando que a coligação demorou demais a pedi-la. A ação só foi apresentada à Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (23), mas a pesquisa estava registrada desde o dia 19.

“Outras pesquisas já foram impugnadas pelo mesmo motivo nestas eleições em Curitiba”, argumentou Godoi, citando levantamentos de institutos pequenos, que tiveram a divulgação proibida a pedido da coligação “Cutitiba sempre na frente”, de Ducci.

Candidatos comentam

Em nota enviada pela assessoria da campanha, Ducci afirmou apenas que irá “continuar percorrendo a cidade, conversando com as pessoas, mostrando nosso trabalho, nossa experiência, nossas obras e propostas, que as são melhores para Curitiba”.

Também via assessoria, Fruet falou que, “a mais de 40 dias da eleição, o resultado das pesquisas deve ser analisado com cautela. A nova sondagem aponta empate técnico. Não há motivo para euforia ou desânimo”.

Ratinho Jr., segundo sua assessoria, está gravando programas para o horário eleitoral, e não comentou o resultado da pesquisa Ibope até o fechamento deste texto.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba.

UOL Cursos Online

Todos os cursos