Em Belo Horizonte, Patrus recebe apoio de ministro de Dilma; Lacerda volta a falar em "coração e preparo"

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O segundo programa eleitoral dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte, exibido na tarde desta desta sexta-feira (24), teve um ministro de Dilma para reforçar a ligação do candidato Patrus Ananias (PT) com o governo federal e Marcio Lacerda (PSB), líder nas pesquisas, atual prefeito e candidato à reeleição, reforçando a ideia de que é um administrador com "coração e preparo".

O programa do PT não repetiu a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostrada na quarta-feira (22). Coube a Alexandre Padilha, atual ministro da Saúde do governo da presidente Dilma Rousseff, destacar as relações de Patrus com o governo federal.

Veja íntegra do horário eleitoral de BH - 24/08/12 (tarde)

“O prefeito tem de ser próximo das pessoas e ter ideias originais”, disse Padilha.

Ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus afirmou que o programa federal Bolsa Família foi inspirado nos programas sociais implantandos durante sua gestão na capital mineira ((1993-1996). “Os programas populares de nossa gestão inspiraram a criação do Bolsa Família”, afirmou.

"Tenho contatos importantes", disse Patrus. A fala foi, mais uma vez, o mote de campanha do petista: a sua relação com o governo federal. "Ex-colega de ministério de Dilma (Rousseff).

O programa do prefeito Marcio Lacerda (PSB) repetiu a aparição do candidato: uma entrevista concedida ao deputado federal Antônio Roberto (PV), apresentador de programas de auto ajuda em emissoras locais de rádio e TV. Lacerda dá destaque às suas qualidades de gestor, sem esquecer o lado social. “Ser prefeito aumentou a minha sensibilidade social”, afirmou Lacerda,

O socialista, a seguir, procura se diferenciar do principal adversário. “Não é preciso só sentimento. Ser coração. É preciso preparo técnico. É preciso uma abordagem técnica”, disse Lacerda.

Saúde domina programa dos favoritos

A melhoria da saúde na capital mineira foi o tema dominante nos programas das duas candidaturas favoritas.

“Vamos terminar a construção do Hospital do Barreiro”, afirmou o locutor do programa de Lacerda.

A obra do hospital foi iniciada no governo do seu antecessor, o petista Fernando Pimentel, que é ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior no governo Dilma.

“Vamos ampliar de nove para 18 os centros especializados de saúde”, afirmou o locutor do programa do petista.

Esses centros foram implantados na gestão do ex-prefeito socialista Célio de Castro.

PSOL aborda mobilidade

 Maria da Consolação (PSOL) apontou problemas de mobilidade urbana em Belo Horizonte e abordou a questão da violência contra a mulher em 1min32seg do seu programa eleitoral desta sexta-feira (24).

A candidata a prefeita do PSTU Vanessa Portugal repetiu o programa anterior, dando destaque aos resultados das pesquisas eleitorais que a colocam em terceiro lugar nas pesquisas de intenções de voto na disputa de outubro, oscilando entre 2% (Ibope) e 3% (Datafolha).

Os outros candidatos repetiram também os programas anteriores. Tadeu Martins (PPL) falou em versos que vai “transformar Belo Horizonte numa cidade mais humana”.

O candidato Alfredo Flister (PHS) repetiu sua história de vida e disse que se for eleito” vai “trabalhar muito”.

O candidato Pedro Paulo (PCO) voltou a criticar o pleito de outubro: "essas eleições não devem ser levadas a sério”.

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos