Para Russomanno, "não existe polarização entre PT e PSDB nesta eleição"

Do UOL, em São Paulo

O candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (PRB) disse, nesta quarta-feira (22), que a polarização entre PT e PSDB não existe nesta eleição municipal.

A afirmação foi feita durante a sabatina Folha/UOL após ser questionado sobre como ele pretendia manter seu eleitorado que, em sua maioria, é petista. "Essa polarização que todo mundo coloca não existe nessa eleição", declarou.

Sobre os críticos que afirmam que a campanha de Russomanno irá "desidratar" com o tempo, principalmente com o início da propaganda eleitoral na TV, o candidato afirmou que "tudo depende de como se usa o tempo de televisão".

“Acho que os eleitores de São Paulo estão adultos, conscientes do que a cidade precisa. Estão ouvindo as propostas de todos os candidatos", disse. Russomano tem 2min12s de tempo de TV, enquanto José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) têm 7min39s cada um.

Russomanno declarou  que, se for eleito, gostaria de "uma igreja em cada quarteirão". "Vou preservar todas as igrejas, regularizando a situação delas, e gostaria que em cada quarteirão houvesse uma igreja pregando o amor ao próximo", disse.

Para Russomanno, a linha religiosa das pessoas evita mortes e crimes. "As pessoas não matam ou roubam porque a lei proíbe, mas porque têm uma linha religiosa. Existe igreja porque a população é temente a Deus, porque a população acredita", declarou.

Russomanno também afirmou que o deputado federal e ex-prefeito Paulo Maluf (PP) não é seu padrinho político. "Ele [Maluf] não é meu padrinho [político], nunca foi e nunca será", disse.

A firmação foi feita após a colunista da "Folha de S.Paulo" Barbara Gancia dizer que Russomanno "aprendeu com seu padrinho Maluf a não responder às perguntas".

Segundo a jornalista, o candidato não respondeu objetivamente à questão sobre qual seria sua "primeira canetada" à frente da prefeitura caso fosse eleito.

Russomanno, porém, queria discorrer sobre seus planos para a saúde. "O senhor quer comandar o debate, mas nós é que faremos isso. Pedimos para que o senhor seja mais objetivo", disse Maurício Stycer, repórter especial do UOL.

Em 1997, Russomanno deixou o PSDB  e filiou-se ao PPB, que mais tarde virou PP. Ele foi candidato ao governo do Estado de São Paulo em 2010 e, no ano seguinte, saiu do PP após divergências com Maluf. Filiou-se, então, ao PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, para disputar a prefeitura.

Russomanno afirmou que não é um candidato populista. "Eu sou o candidato que tem feito propostas de pé no chão. Sem nada mirabolante", afirmou.

Candidato é o 1º colocado em pesquisa

De acordo com a última pesquisa Datafolha/Folha de S.Paulo, divulgada na última terça-feira (21), Russomanno aparece em 1º lugar com 31% das intenções de voto.  Atrás dele, está o candidato José Serra (PSDB), com 27%.

Quatro candidatos aparecem empatados tecnicamente na terceira posição. Fernando Haddad (PT) aparece com 8% das intenções de voto, Gabriel Chalita (PMDB) tem 6%, Soninha Francine (PPS), 5%, e Paulinho da Força (PDT), 4%.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no dia 21 de julho, Russomanno aparecia em 2º lugar com 26% e Serra em 1º, com 30%.

Quem é Russomanno?

Eleito deputado federal por quatro vezes, Celso Russomanno tem 56 anos e nasceu em São Paulo. Se formou em direito em 1984, e ficou conhecido por atuar em programas de televisão em que aparece como defensor dos direitos dos consumidores.

Foi candidato ao governo do Estado de São Paulo em 2010 e, no ano seguinte, saiu do PP após divergências com o deputado federal Paulo Maluf. Filiou-se, então, ao PRB para disputar a Prefeitura de São Paulo.

Sabatinas Folha/UOL

Russomanno é o terceiro entrevistado na série de sabatinas com os candidatos a prefeito da cidade de São Paulo. Soninha (PPS) foi a segunda a participar e Gabriel Chalita (PMDB),  o primeiro. As sabatinas com Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) estão programadas para o início de setembro, mas ainda não foram confirmadas.

Os eventos são divididos em três blocos e têm duração prevista de uma hora e meia, no Teatro Cultura Artística Itaim (av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1.830, Itaim Bibi, zona oeste), e são transmitidos ao vivo pelo UOL. Os candidato são entrevistado por Vera Magalhães, editora do "Painel", Ricardo Balthazar, editor de "Poder", Barbara Gancia, todos da Folha, e Mauricio Stycer, repórter especial do UOL. Você pode acompanhar a transmissão ao vivo.

Os interessados podem sugerir perguntas pela internet na página do UOL Notícias no Facebook ou pelo Twitter, com a hashtag #SabatinaFolhaUOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos