Na TV, candidatos de Cuiabá apresentam trajetória e ignoram propostas

Jorge Estevão

Do UOL, em Cuiabá

Os seis candidatos à Prefeitura de Cuiabá inauguraram o horário eleitoral na TV nesta quarta-feira (22) sem propostas definidas para a cidade, que tem problemas crônicos nas áreas de saúde, transporte e infraestrutura, apesar de ser uma das sedes da Copa do Mundo.

Mauro Mendes (PSB), por exemplo, disse que foi vendedor de picolé, engraxate, e Guilherme Maluf (PSDB) “colou” sua imagem ao do ex-governador Dante de Oliveira, falecido em 2006.

Coordenações de campanha preferiram mostrar aos eleitores detalhes da vida de cada um. Somente o Procurador Mauro (PSOL) optou por fazer cobranças ao atual prefeito, Chico Galindo (PTB).

Maluf apresenta trajetória

Quem abriu o programa foi o médico Maluf. A produção do programa foi focada nos pais e esposa dele. O tema foi a trajetória desde quando se formou em medicina e abriu uma clínica. Maluf é sócio de um dos maiores hospitais em Cuiabá.

A vida política de Maluf também foi lembrada, desde quando foi eleito vereador por Cuiabá em 2004. Dois anos depois ele se elegeu a deputado estadual e reeleito em 2010. Ele também falou sobre sua amizade com Dante de Oliveira, ex-governador de Mato Grosso.

Grassi defende inversão de valores

O segundo candidato foi o advogado Adolfo Grassi (PPL). Ele defendeu uma inversão de valores na prefeitura que, segundo ele, trabalha somente de forma individual.

Lúdio Cabral mostra governador

O vereador e candidato do PT, Lúdio Cabral, mostrou sua vida desde quando se formou em medicina. Também utilizou familiares para darem depoimentos. O governador Silval Barbosa (PMDB) pediu votos para o aliado.

Lúdio se destacou na Câmara de Vereadores, em 2011, quando abriu fogo contra a gestão de Galindo.

Mauro Mendes diz que vendeu picolé

Dono de um patrimônio de R$ 116 milhões declarado, o empresário Mauro Mendes (PSB) foi o quarto a falar no horário eleitoral. A maior parte do programa ele detalhou sua vida desde quando chegou em Cuiabá no início da década de 1980. Mendes narrou a infância no interior de Goiás onde, segundo ele, vendeu picolé e foi engraxate.

Ao chegar à cidade, Mendes começou seus estudos. Ele é formado em engenharia elétrica. Antes da vida acadêmica, ele montou uma pequena serralheria. Daí, conforme afirmou, passou a acumular patrimônio e agora é dono de uma das maiores empresas do ramo da metalurgia.

Para ajudar Mauro Mendes em manter a liderança nas pesquisas, apareceram no horário eleitoral os senadores Pedro Taques (PDT) e Blairo Maggi (PR).

Brito usa imagem de líder comunitário

O ex-deputado estadual Carlos Brito (PSD) trabalhou sua imagem de líder comunitário, atividade que iniciou na década de 1980, ao liderar um protesto de despejo de moradores do Parque Cuiabá, onde foi preso. Brito reforçou sua trajetória de pessoa que sempre trabalhou em favor das comunidades carentes.

A coligação tem um apelo emocional para a população de Cuiabá. Chama-se “Sentimento Cuiabano”.

Procurado Mauro usa “lambadão”

O Procurador Mauro foi o último a se apresentar. Com uma música de fundo firmada no ritmo de “lambadão”, Mauro agradeceu os 50.000 votos obtidos em Cuiabá na eleição para senador em 2010.

Ele também cobrou melhorias para a capital de Mato Grosso. Foi o único que dispensou falar sobre sua trajetória e não mostrou sua vida pessoal.

Mais informações sobre as eleições em Cuiabá

UOL Cursos Online

Todos os cursos