Na estreia do horário eleitoral para prefeito, Haddad critica a prefeitura, e Serra defende a gestão de Kassab em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

Na estreia do programa eleitoral na TV dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, nesta quarta-feira (22), Fernando Haddad (PT) usou seu horário para mostrar os problemas da cidade e, assim, criticar a gestão atual, do prefeito Gilberto Kassab (PSD), aliado de José Serra (PSDB). Já o tucano defendeu a administração do prefeito.

HADDAD CRITICA KASSAB, QUE É DEFENDIDO POR SERRA; VEJA ÍNTEGRA

Dentro de uma casa popular, Haddad diz que a "vida melhorou dentro de casa, mas da porta pra fora, que é onde a prefeitura atua, a história é bem diferente". No programa, aparecem imagens de trânsito e ruas esburacadas, enquanto o candidato aponta os problemas da cidade, reforçando que o Brasil melhorou, mas São Paulo "não acompanhou o ritmo de crescimento do país".

Haddad foi apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comparado a presidente Dilma Rousseff. "Foi por isso que eu apoiei a Dilma, no começo pouca gente conhecia ela e eu acredito que você [Haddad] será o melhor prefeito da história de São Paulo", disse Lula durante o programa petista. O candidato foi apresentado como um candidato "jovem e dinâmico".

Serra defende Kassab

Já Serra defendeu a administração Kassab e reforçou a "dobradinha" que fez com ele quando comandaram a capital paulista, com Serra prefeito e Kassab como seu vice (2005-2006). O tucano deixou o cargo para se candidatar ao governo do Estado.

Serra também veiculou sua imagem à do atual governador, Geraldo Alckmin (PSDB), ao mostrar obras feitas na cidade durante a atual gestão do atual governador.

Kassab, que fundou o PSD, chegou a flertar com o PT, de Haddad, mas com o lançamento da candidatura de Serra, resolveu apoiá-lo por serem aliados políticos. Kassab e Alckmin, porém, não aparecem no programa falando sobre Serra, apenas imagens rápidas, uma vez cada um.

Russomanno agradece liderança

Celso Russomanno (PRB) iniciou o programa agradecendo ao público por estar em primeiro lugar nas pesquisas e pelo carinho que vem recebendo nas ruas, mostrando imagens de campanha nas ruas. O candidato lidera numericamente a última pesquisa Datafolha, divulgada na última terça-feira (21), com 31% das intenções de voto.

"Vamos juntos escrever uma nova história para São Paulo", disse o candidato ao final de seu discurso.

D'Urso (PTB), candidato a vice na chapa de Russomanno, contou uma história em que a moral é "que o destino e a felicidade está sempre nas nossas mãos".

Chalita mostra trajetória

Gabriel Chalita (PMDB) é apresentado ao público por meio de sua trajetória. Sua mãe, Anisse Chalita, elogia o filho: "Quando ele quer alguma coisa, vai até o fim". Também aparecem uma professora do candidato e o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Chalita fala sobre a polarização entre PT e PSDB e diz que por ter uma boa relação com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e com a presidente Dilma (PT), poderá comandar melhor a cidade.

"Enquanto um partido tenta ganhar do outro, quem perde é você. Está mais que na hora de ter um prefeito que trabalha com o governo federal e o estadual", afirmou.

Programas

O PSTU abriu o programa eleitoral neste primeiro dia com a candidata Ana Luiza Figueiredo mostrando acusações contra o PT e o PSDB. O partido mostrou a famosa foto de Maluf com Haddad e Lula, cuja aliança entre PT e PP que causou polêmica.

Paulinho (PDT) se limitou a contar sua história. Ele falou sobre a infância pobre e sua trajetória política.

Eymael (PSDC) abriu seu horário com seu jingle renovado e apresentou seu vice.
 



Soninha (PPS) apareceu pedalando nas ruas de São Paulo e contando sua trajetória como jornalista e subprefeita. Por ter pouco tempo na TV, pede para que os eleitores entrem em seu site para conhecer suas propostas.

Miguel Manso (PPL) se apresenta ao lado dos candidatos a vereador de seu partido e reforça a ideia de é "o novo para São Paulo", já que o PPL  é um novo partido.

Anaí Caproni (PCO) se apresenta como a candidata dos trabalhadores e disse que é necessário "acabar com a ditadura dos governos atuais".

Levy Fidélix (PRTB)  é mostrado como uma solução para São Paulo e diz seu slogan no final: "Não vote em cópia, prefira o original", referindo-se ao fato de haver projetos parecidos com o seu aerotrem, como o monotrilho.

Giannazi (PSOL) iniciou seu programa contando sua trajetória ligada à educação, já que é professor, e reforçando melhorias para esta área.

Imagens externas

Candidatos voltaram a usar imagens externas gravadas durante a campanha nas ruas,  o que é proibido pelo artigo 51 da norma: "Na veiculação das inserções é vedada a utilização de gravações externas".

Soninha, Russomanno e Haddad aparecem em cenas externas. Na última terça-feira, Russomanno e Soninha também apareciam em gravações nas ruas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos