Apesar de aval da Justiça, Lacerda desiste de usar imagens de Lula e Dilma em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte


Apesar do aval da Justiça Eleitoral para usar imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff nos programas eleitorais que começam na próxima terça  (21), o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), desistiu da ideia.

“Não. Não vai. Não vai [aparecer]”, afirmou Lacerda neste sábado (18), durante ato de campanha em um clube na zona sul da capital mineira, ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB). “Essa discussão [de uso da imagem de Lula e Dilma] é estéril. Apoios podem ir e podem vir”, afirmou Lacerda.

Como o PT do rival Patrus Ananias integrava a base de sustentação de Lacerda, Dilma e Lula já elogiaram o prefeito em público. Com o fim da aliança às vésperas da definição das candidaturas, Dilma atuou para  lançar Patrus na capital mineira.

Na sexta feira (10), Lacerda havia afirmado que poderia usar a imagem dos dois líderes petistas, caso a campanha do adversário tivesse um apoio explicito de Lula e Dilma. Na véspera, Patrus gravou seu programa eleitoral com o ex-presidente, em São Paulo.

Uma ação cautelar na tentativa de impedir o uso dessas imagens por Lacerda, apresentada pelo PT de Belo Horizonte, foi indeferida pela Justiça Eleitoral de Minas Gerais.

Cabo eleitoral

“Acho desnecessária a participação [de Lula] na campanha. Mas as declarações estão aí. São públicas. Mas acho desnecessária”, disse Aécio Neves.

O senador fez referencia a dois réus dos mensalão ao responder a uma afirmação de Patrus sobre um repasse de R$ 4 bilhões do governo federal ao governo de Minas Gerais, quando o petista e Aécio comandavam o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o governo do Estado, respectivamente.

“Na verdade, o que ele [Patrus] fez foi cumprir a lei. Fosse ele o ministro, ou fosse o Delúbio Soares [ex-tesoureiro do PT] ou o José Dirceu [ex-ministro-chefe da Casa Civil], esses recursos teriam de vir para cá como foi para outros estados. É a lei”, disse o senador.
Patrus fez caminhada  na região da Pampulha neste sábado e não comentou as declarações de Aécio. 

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte

UOL Cursos Online

Todos os cursos