Presidente de diretório zonal do PSDB declara apoio a Gabriel Chalita (PMDB)

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

O presidente diretório do PSDB do Jabaquara (zona sul de São Paulo), Milton Kamiya, anunciou, na tarde desta quinta-feira (16), apoio à candidatura de Gabriel Chalita (PMDB) --afilhado político do vice-presidente da República, Michel Temer-- à Prefeitura de São Paulo.

Kamiya e o vice-presidente do diretório, Romualdo dos Santos, receberam Chalita em um evento no Jabaquara para anunciar a adesão à candidatura do adversário de José Serra (PSDB).

O coordenador da campanha do tucano, Edson Aparecido, afirmou que Kamiya pediu desfiliação do partido hoje de manhã.

"É uma atitude isolada, o diretório está com a gente, o resto da executiva, com exceção do vice, está com o Serra. Nós vamos eleger outro presidente na segunda-feira", afirmou.

Segundo Aparecido, o apoio a Chalita seria retaliação por líderes do PMDB terem anunciado apoio a Serra. Na terça-feira (14), o ex-secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Bebetto Haddad anunciou sua desfiliação do PMDB para integrar a coordenação de campanha tucana.

Uma discussão entre o deputado federal Walter Feldman, um dos coordenadores da campanha de Serra, e o presidente do diretório do Jabaquara também teria contribuido para o racha.

"Numa reunião com a coordenação, [Kamiya] pediu que se ganhássemos a eleição, ele queria cargos para o diretório. O Feldman estava lá e disse que não, que não fazíamos isso", afirmou Aparecido.

Ao UOL, Kamiya afirmou que em nenhum momento pediu cargo ao deputado e que queria espaço para a militância.

"Ocupar espaço pela militância não significa ocupar cargo. É muito maior do que isso, é ter acesso ao plano de governo, contribuir com o plano, ter participação ativa com movimentos sociais".

Ele também disse acreditar que o peemebedista é o mais preparado para governar São Paulo.

Chalita --amigo do governador tucano Geraldo Alckmin-- foi eleito vereador em São Paulo pelo PSDB em 2008, como o mais votado de todo o Brasil, e se filiou ao PMDB em 2011.

 Leia mais notícias das eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos