Para melhorar trânsito, Haddad propõe incentivo fiscal para tirar empresas do centro em São Paulo

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, apresentou seu programa de governo na manhã desta segunda-feira (13) com um projeto intitulado pelo marqueteiro João Santana como “Arco do Futuro”.

Esse arco seria formado pelas avenidas Cupecê, Professor Vicente Rao, Roque Petroni Júnior (todas na zona sul) e pelas marginais dos rios Pinheiros e Tietê chegando até a avenida Jacu-Pêssego (zona leste).

De acordo com o candidato, a ideia é acabar com os bairros-dormitório e com o "trânsito caótico" por meio de incentivos para empresas, visando a geração de emprego nessas regiões. “Nós temos que transformar a Jacu-Pêssego e a Cupecê em uma [avenida] Faria Lima. Essas avenidas não são valorizadas como polo gerador de emprego”, disse Haddad.

Segundo o petista, a promessa é reduzir impostos para as empresas que se instalarem nessas regiões. O ISS (Imposto Sobre Serviço) cairia de 5% para 2% e o IPTU poderia ser reduzido a zero.

“Vamos transformar rotas de passagem em destino e, para isso, vamos fazer as obras viárias necessárias”. O investimento para as obras viárias ficaria em torno de R$ 20 bilhões, de acordo com Haddad.

Ele diz acreditar que tem condições de dar forma ao projeto em quatro anos. “Mas os impactos são de curto, médio e longo prazo. É uma quebra de paradigmas de 80 anos. O que eu apresentei dá para fazer, não vai ser fácil, mas temos que tirar o atraso.”

O candidato disse ainda que o pressuposto de sua candidatura é uma parceria com o governo federal.

Haddad afirmou ainda que vai criar 150 quilômetros de corredores de ônibus, ampliar a oferta de serviços de transporte à noite e aos fins de semana e voltou a falar sobre o bilhete único mensal.

“Esse é um processo de descentralização do desenvolvimento da cidade para levar esperança para a zona leste e para a zona sul”.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos