Para Eduardo Paes, debate foi "chatérrimo" e deu sono

Do UOL, em São Paulo

O candidato à reeleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), disse que o debate realizado pela "TV Bandeirantes", nesta quinta-feira (2), "foi chatérrimo". Em áudio que vazou e foi gravado pelo "O Globo", antes do início da coletiva sobre as Olímpiadas no Rio em 2016, nesta sexta-feira (3), Paes disse à presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos Marques, que ficou com sono.

O prefeito avaliou o encontro na TV como "bom para ele". "Foi ótimo! Um zero a zero desgraçado. Chatérrimo. Foi tudo que a gente queria", disse.

Logo depois, ele foi advertido de que o sinal estava aberto e comentou: "Estou aqui falando de debate e está todo mundo gravando."

Debate

Eduardo Paes participou do primeiro debate na TV, ao lado dos também candidatos Marcelo Freixo (PSOL), Rodrigo Maia (DEM), Aspásia (PV) e Otávio Leite (PSDB). Durante o confronto, a gestão do peemedebista foi bastante atacada e ele virou alvo dos adversários.

Em uma das situações nas quais foi confrontado, Paes teve seu nome ligado a milícias que atuam na zona oeste do Rio.

Líder da CPI das Milícias, realizada em 2008, o candidato do PSOL, Marcelo Freixo, afirmou ter recomendado ao prefeito que fizesse licitações individuais para regulamentar o transporte alternativo no Rio (vans e kombis). "Você não só não cumpriu isso como, em 2009, se reuniu com uma série de pessoas que foram indiciadas no relatório da CPI, sendo que algumas estão presas hoje", disse.

Em sua tréplica, Eduardo Paes ignorou o discurso do adversário e manteve a estratégia de enaltecer os feitos de sua gestão, citando o sistema BRT (Bus Rapid Transit) e afirmando que a expansão do metrô, projeto realizado pelo governo do Estado, conta com o apoio da gestão municipal.

"O prefeito não é comentarista do que se faz na cidade, o prefeito tem que trabalhar", disse Paes, que não fez qualquer citação a milícias em suas falas durante todo o debate.

Paes também foi alvo de críticas e alfinetadas do candidato Rodrigo Maia (DEM), que se uniu a Freixo no sentido de expor os temas nos quais os candidatos de oposição acreditam que a atual gestão falhou.

Já os candidatos Otávio Leite (PSDB) e Aspásia Camargo (PV) tentaram ganhar visibilidade no debate fugindo do fogo cruzado entre o atual prefeito e os candidatos do DEM e do PSOL para discutir propostas como acessibilidade (principal bandeira de Leite) e sustentabilidade (carro-chefe da plataforma de Aspásia).

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos