Ibope em Belo Horizonte: Lacerda tem 43% e Patrus, 21%

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, lidera a pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira (3), com 22 pontos percentuais de vantagem sobre seu principal concorrente, o ex-prefeito Patrus Ananias (PT).

De acordo com o levantamento, Lacerda tem 43% das intenções de voto, frente a 21% de Patrus.

A candidata do PSTU Vanessa Portugal aparece em terceiro lugar no levantamento, com 2% das intenções de voto.

Na resposta em quem os eleitores não votariam, que mede o índice de rejeição dos candidatos, Lacerda tem 13%, contra 12% de Patrus e,  13% de Vanessa Portugal. Maria da Consolação (PSOL) tem 1% das intenções de voto.

Outros candidatos

No levantamento, Alfredo Flister (PHS), Pedro Paulo (PCO) e Tadeu Martins (PPL) não alcançaram 1% das intenções de voto.

No índice que mede a rejeição, Alfredo Flister tem 4%, Maria da Consolação 7%, Pedro Paulo 14%, e Tadeu Martins, 6%.

Rompimento

Até pouco mais de um mês, o Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte, presidido pelo vice-prefeito Roberto Carvalho, era aliado de Lacerda.

O socialista não aceitou a coligação proporcional (na eleição de vereadores) com o PT na sua aliança, alegando que a legenda já havia indicado o nome do candidato a vice-prefeito.

Com a negativa, os petistas romperam com Lacerda e lançaram o nome do ex-prefeito Patrus Ananias como candidato da sigla.

Datafolha

Na pesquisa Datafolha, divulgada em 21 de julho, Marcio Lacerda aparece com 44% das intenções de voto, seguido de Patrus Ananias, com 27% das intenções de voto, e, Vanessa Portugal, com 4%.

A diferença, portanto, entre os dois candidatos na pesquisa Datafolha é de 17 pontos percentuais.

Na resposta espontânea, Lacerda tem 16% e, Patrus, 11%.

A pesquisa do Ibope/Rede Globo foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MG-00173/2012.

Foram entrevistados 805 eleitores, entre terça-feira 31 de julho e quinta-feira (2). A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Lacerda: cautela e otimismo

Marcio Lacerda, candidato à reeleição, recebeu o resultado da pesquisa Ibope, em que aparece com 22 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Patrus Ananias, com um misto de cautela e otimismo.

"Faltam 65 dias para a eleição e nossos aliados, todos os 900 candidatos a vereador da coligação, apoiadores, simpatizantes, voluntários e cidadãos têm que continuar trabalhando com vontade para ampliarmos esses números", disse o prefeito.

"Esses números traduzem um reconhecimento à nossa administração, pois estamos fazendo um conjunto de obras viárias e de infraestrutura, além de fortes investimentos na área social, que Belo Horizonte não vê há muito tempo", afirmou.

Procurada pela reportagem do UOL, a assessoria de Patrus Ananias disse que o ex-prefeito não iria comentar os resultados do levantamento.

UOL Cursos Online

Todos os cursos