Em debate morno na Band, Levy Fidelix provoca gargalhadas

Mauricio Stycer

Do UOL, em São Paulo

A monotonia do primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado pela TV Bandeirantes, foi quebrada em poucos momentos, especialmente nas intervenções do candidato do PRTB, Levy Fidelix.

"Candidato do aerotrem" rouba a cena e ganha elogio de Serra

Sintoma da baixa temperatura, o encontro durou duas horas e 50 minutos sem que qualquer candidato tenha pedido direito de resposta.

Já ao ser anunciado, Fidelix mereceu gritinhos de apoio de sua claque, presente no estúdio da emissora. Todos os demais sete candidatos foram recebidos com aplausos tímidos.


Chamado pelo candidato de “inepto”, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) riu alto quando Fidelix falou dos seus planos para a saúde, que incluem a criação da “moto-saúde”. Fidelix voltou a provocar risos quando disse que Gabriel Chalita (PMDB) será “mais um incompetente” no futuro, caso seja eleito prefeito.


Quando José Serra (PSDB), no segundo bloco, teve a oportunidade de questionar um candidato, escolheu justamente Fidelix e fez uma pergunta sobre transporte por monotrilho. O candidato do PRTB voltou a arrancar gargalhadas ao agradecer o tucano por “levantar a bola” para o seu projeto do “aerotrem”.

No quarto bloco, Fidelix retribuiu a gentileza fazendo uma pergunta a Serra sobre o mesmo assunto. Novamente, parte da plateia riu ao ouvir o candidato falar de “aerotrem”. E riu mais ainda quando Serra o elogiou, dizendo que “tem ideias arejadas” para o transporte de São Paulo.

No terceiro bloco, enquanto Fidelix respondia a uma pergunta de um jornalista da Band, Celso Russomanno (PRB) e Carlos Giannazi (PSOL), longe das câmeras, conversavam animadamente.

No primeiro debate eleitoral de sua vida, Haddad parecia tenso. Permanecia ereto, sem se mexer enquanto outros candidatos falavam, como se estivesse ouvindo o hino nacional. Também tem o cacoete de ficar passando um dedo da mão direita sobre a aliança que mantém na mão esquerda.

Haddad referiu-se mais de uma vez à gestão de Marta Suplicy (2000-2003), última petista a administrar São Paulo, mas demorou em citar seu nome. Depois de duas horas e vinte minutos de debate, Haddad citou, pela primeira vez, o nome da ex-prefeita.

O debate foi prestigiado por políticos de todas as correntes. O grupo mais representado foi o PSDB. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, assistiu ao encontro ao lado do presidente do partido, Sergio Guerra, e do prefeito Kassab.

UOL Cursos Online

Todos os cursos