Lula deve entrar na campanha a partir do dia 6 de agosto, diz Haddad

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (23) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar dos eventos de rua de sua campanha a partir do dia 6 de agosto.

A confirmação ainda depende da autorização dos médicos que cuidam do ex-presidente, que avaliarão nesta data se ele terá condições de aguentar o desgaste físico destes eventos. Lula se recupera de um tumor na laringe.

“Já está definido que o Lula vai participar da campanha na TV e na internet”, disse Haddad. “A forma da participação das atividades na rua, como as caminhadas e as carreatas, vai depender desta avaliação que será feita no dia 6”, disse o candidato petista ao deixar uma reunião da cúpula nacional do PT no Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul de São Paulo.

Além de Haddad e Lula, participaram da reunião o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o secretário nacional de organização da legenda, Paulo Frateschi, e o presidente estadual do PT em São Paulo, o deputado estadual Edinho Silva, e o coordenador da campanha de Haddad, Antonio Donato.

Durante o encontro, os petistas apresentaram ao ex-presidente um panorama das candidaturas do partido pelo país. Lula estava fora de São Paulo nos últimos dias, descansando no interior por recomendação médica. Segundo Haddad, o ex-presidente ainda deve ficar sem participar ativamente da campanha até o exame do dia 6.

Lula encerra reunião mais cedo para conhecer Taça Libertadores

De acordo com o presidente nacional do PT, além do exame médico do ex-presidente, o que ajudou a definir a data de uma participação mais ativa na campanha de rua em São Paulo é o início da cobertura do dia a dia dos candidatos pelas emissoras de TV.

“Dessa forma, a exploração da imagem de Lula ganha importância com a exposição na televisão. A população ainda não vive nas ruas o clima de campanha. Isso começa a acontecer a partir de agora, com a exposição na TV e, mais pra frente, com o início da propaganda eleitoral”.

Ainda segundo Rui Falcão, não estão previstos grandes discursos de Lula devido aos recentes problemas de saúde.

A ideia é que Lula e sua equipe estabeleçam a forma como ele participará das campanhas petistas pelo Brasil. “Ele [Lula] está ótimo. A garganta, que era o que mais incomodava, parou de doer. A perna ainda incomoda um pouco, e talvez por isso ele participe apenas das carreatas aqui em São Paulo”, disse Haddad, que também afirmou que a voz do ex-presidente, que andava debilitada, está plenamente recuperada.

Haddad afirmou que a cúpula partidária não avaliou os resultados da última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (21), que aponta sua intenção de voto em 7% do eleitorado, atrás dos candidatos José Serra (PSDB), com 30%, e Celso Russomanno (PRB), com 26%. “Não estou preocupado com isso”, afirmou o candidato sobre os números.

O deputado Edinho Silva afirmou que não está descartada a presença de Lula na campanha em outras capitais, como Recife, do candidato Humberto Costa, e Belo Horizonte, de Patrus Ananias. De acordo com o dirigente, a definição da participação nestes locais também depende do aval da equipe médica do ex-presidente.

"A candidatura vai crescer"

“Neste momento da campanha, as pesquisas não querem dizer nada. Quem está indo bem, é por causa do recall [lembrança do nome dos candidatos por conta da participação em outras eleições]. Como o Haddad nunca participou de uma eleição, ele não tem recall”, afirma o presidente estadual do PT. “Quando a cobertura da imprensa aumentar e a campanha na TV começar, a candidatura vai crescer, não temos nenhuma dúvida disso”, afirmou Edinho.

Ainda de acordo com o presidente estadual do PT, durante o encontro não foi discutido como a presidente Dilma Rousseff irá participar das campanhas do PT.

UOL Cursos Online

Todos os cursos