PT escala ministros de Dilma para tentar reverter desvantagem em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

Intensificar a participação de ministros e lideranças nacionais do PT e do PMDB, destacar feitos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e priorizar ações na periferia de Belo Horizonte. Essas serão algumas das estratégias da campanha de Patrus Ananias, candidato petista à prefeitura da capital mineira, para tentar reverter a desvantagem para o prefeito Marcio Lacerda (PSB), que tenta a reeleição, e garantir presença no segundo turno.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (21), Patrus está em segundo lugar, com 27% das intenções de votos, 17 pontos percentuais atrás de Lacerda, que aparece com 44% das intenções de votos.

“Todo o peso político do PT e do PMDB serão jogados na eleição de Patrus”, afirmou o candidato a vice-prefeito na chapa, Aloísio Vasconcelos (PMDB), que coordena a criação do plano de governo da chapa.

Já nas próximas semanas, segundo o candidato à vice, participam de eventos e caminhadas do petista em Belo Horizonte, os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Aldo Rebelo (Esportes) e Aloísio Mercadante (Educação).

“Vamos manter encontros e caminhadas em bairros periféricos, onde estão os eleitores do PT. Os eleitores de Lula. Até chegar ao centro da cidade, no início de setembro, com um grande comício no hipercentro da cidade, com a presença do ex-presidente Lula, já confirmada. A participação da presidente Dilma ainda depende de agenda porque é mais complicada, com as restrições que a legislação impõe aos servidores públicos”, disse Vasconcelos.

A campanha petista deve adotar a estratégia de discutir temas nacionais, ligar os programas federais com a administração municipal e enfatizar aspectos da trajetória política de Patrus, sobretudo como ex-prefeito e ex-ministro de Combate à Fome, no primeiro mandato Lula.

“Patrus é identificado com as pessoas mais pobres. Nossa campanha será feita com emoção. Patrus está no inconsciente das pessoas como um administrador preocupado com as questões sociais e os pobres. É o contrário da história da pedra jogada na água. Vamos da borda para dentro”, afirmou Vasconcelos.

Neste domingo (22), o candidato do PT disse estar satisfeito com o resultado da pesquisa eleitoral Datafolha. “Estamos indo bem, os índices estão bons. Nossa campanha tem apenas 15 dias. Temos história em Belo Horizonte, sobretudo com os mais pobres, que necessitam do poder público. Temos obras, temos serviços, temos muito para mostrar ainda”, afirmou Patrus.

Presente à caminhada do petista, o ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que a campanha petista vai focar em temas que a administração de Lacerda não priorizou, a exemplo do orçamento participativo.

“Vamos discutir questões, como o orçamento participativo, que foram deslocados por setores da administração (de Lacerda)”, afirmou Pimentel.

O ministro, ex-prefeito da capital mineira, e o senador Aécio Neves (PSDB), ex-governador de Minas Gerais, foram os responsáveis pelo lançamento da candidatura de Lacerda em 2008, à época um estreante na política. No início do mês, após negativa de Lacerda em compor o PSB e PT na aliança proporcional (na eleição de vereadores), o PT de Belo Horizonte rompeu com o socialista e lançou Patrus candidato.

UOL Cursos Online

Todos os cursos