Após racha com PT, Lacerda prevê eleição "plebiscitária" em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

Após o racha de seu partido com o PT mineiro, o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Márcio Lacerda (PSB), afirmou neste sábado (21) que os resultados da pesquisa Datafolha, divulgada hoje, indicam que a disputa eleitoral será "plebiscitária" na capital mineira.

"Conseguimos liderar um movimento de modernização de Belo Horizonte e nossa gestão é bem avaliada. A cidade vai tomar a sua decisão com base nisso: se a gestão foi boa ou ruim. Não sobre esse ou aquele partido. A eleição será plebiscitária”, disse Lacerda, durante caminhada de campanha num centro comercial da cidade.

A pesquisa Datafolha mostra Lacerda com 17 pontos de vantagem sobre o candidato do PT, o ex-ministro do governo Lula e ex-prefeito Patrus Ananias. O prefeito tem 44% das intenções de voto, contra 27% do petista. Na resposta espontânea, Lacerda tem 16% contra 11% de Patrus.

Acompanhado do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), que pela primeira vez participou de um ato de campanha, Lacerda afirmou que acredita na possibilidade de vencer no primeiro turno.

“A pesquisa vem confirmar o que outras pesquisas já revelaram. Pesquisas refletem o momento. Vamos continuar trabalhando muito, como se fosse do zero. Vamos chegar em 7 de outubro [data da eleição] com 50%, 55% dos votos”, afirmou Lacerda.

O governador defendeu a participação do secretário de Gestão Metropolitana de Minas Gerais, Alexandre da Silveira, secretário geral do PSD de Minas Gerais, na campanha eleitoral.

Nesta sexta-feira (20), advogados do PT de Belo Horizonte entraram com representação contra o secretário de Anastasia, acusando-o de prática vedada pela legislação eleitoral, por supostamente fazer campanha em horário de trabalho. A representação cita Lacerda e o candidato a vice, Délio Malheiros (PV), e pede a impugnação da candidatura dos dois.

“Esta semana, vamos divulgar os salários e os cargos na administração pública do Estado. Agentes políticos, como secretários de Estado, não tem a carga e o horário de trabalho definidos como os outros servidores”, afirmou Anastasia.

O pedido do PT à Justiça para a impugnação da candidatura de Lacerda acontece após um racha interno no PSD mineiro, com a tentativa de intervenção do diretório nacional da legenda para que a seção mineira do partido apoiasse a candidatura de Patrus Ananias.

A iniciativa, porém, esbarrou na resistência do grupo do PSD mineiro ligado ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). Silveira registrou ata da legenda manifestado apoio ao atual prefeito, obteve liminar na Justiça confirmando o ato e, por enquanto, está conseguido manter o apoio da sigla à coligação de Lacerda.

O PT e o PSB estavam unidos em Belo Horizonte, junto com o PSDB, até Lacerda recusar que seu partido formasse uma chapa proporcional à Câmara de Vereadores com os petistas. A uma semana para o fim do prazo de registro das candidaturas, o PT decidiu então romper a aliança com o PSB e lançar o nome de Patrus Ananias à prefeitura.

Leia mais sobre as eleições em Belo Horizonte, clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos