Poder e Política

Aborto também deve ser tema de eleição municipal, diz CNBB

Fábio Brandt

Do UOL, em Brasília

O debate sobre aborto deve fazer parte das eleições para prefeitos e vereadores de 2012, afirmou nesta quarta-feira (18) o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Leonardo Steiner. Ele disse que “deve fazer parte do debate das eleições municipais sempre aquilo que diz respeito ao direito da pessoa humana” e citou “corrupção” e “ficha limpa” entre outros temas que deveriam ser discutidos.

Um dos principais porta-vozes da CNBB, dom Leonardo é também bispo auxiliar de Brasília. Ele falou sobre a eleição no “Poder e Política”, projeto do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. 

Na entrevista, o religioso reclamou do governo da presidente Dilma Rousseff. Afirmou que a CNBB enfrenta dificuldades para atuar em algumas comissões consultivas das quais sempre participou. “Existe uma espécie de resistência, sim. De que não é muito tarefa religiosa ou uma tarefa da Igreja [opinar] em um ou outro conselho”, disse.

Dom Leonardo afirmou que o governo federal ainda não liberou os recursos necessários para obras e preparações para a visita do papa Bento 16 ao Rio no ano que vem –ele virá ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá de 23 a 28 de julho de 2013.

Sobre a queda do número de católicos no Brasil registrada pelo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o bispo disse ter dúvidas sobre a metodologia usada na pesquisa. Os dados indicaram perda de 1,7 milhão de fiéis no período de 2000 a 2010 para a Igreja Católica. Ele afirmou que o número de sacerdotes católicos subiu de 18 mil para 22 mil nos últimos anos.

O secretário-geral da CNBB também afirmou que não acredita que o número de evangélicos ultrapasse o de católicos em algumas décadas. "Preocupa mais a Igreja Católica o número de pessoas que se dizem sem religião", disse.

A seguir, vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets). A transcrição completa do depoimento também está disponível.


1) Quem é dom Leonardo Steiner? (1:02)

2) CNBB contesta queda de fiéis católicos no Censo (2:23)

3) CNBB: Brasil ganhou 4 mil padres nos últimos anos (1:02)

4) CNBB: Alta dos sem religião é pior que baixa católica (0:53)

5) CNBB: número de evangélicos não passará o de católicos(2:15)

6) Padres cantores mostram rosto da Igreja Católica (1:56)

7) CNBB: posição católica contra aborto é definitiva (2:21)

8) Camisinha: CNBB critica “facilitar prazer por prazer” (2:13)

9) CNBB se diz preterida por setores do governo Dilma (2:43)

10) CNBB: Igreja não criará partido político no Brasil (2:06)

11) Aborto também é tema de eleição municipal, diz CNBB (2:28)

12) CNBB: Dilma deve dar verba para visita do papa em 2013(2:21)

13) Íntegra da entrevista, 40 min.

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter no Facebook.

UOL Cursos Online

Todos os cursos