Pesquisa Methodus: Manuela tem 38% e Fortunati, 33%, em Porto Alegre

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

A primeira pesquisa de intensão de voto divulgada em Porto Alegre após o início oficial da campanha revela uma polarização na disputa pela prefeitura da capital gaúcha. A deputada federal licenciada Manuela D’Ávila (PCdoB) e o prefeito José Fortunati (PDT) lideram o levantamento, empatados tecnicamente dentro da margem de erro tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são mostrados ao entrevistado, Fortunati, que busca a reeleição, lidera, dentro da margem de erro, com 13,1% dos votos. Manuela fica logo atrás, com 11,6%. O candidato Adão Villaverde (PT) aparece em terceiro, com 1,6%.

Já na pesquisa estimulada, quando os nomes dos concorrentes são apresentados no questionário, Manuela lidera com 38,6% e Fortunati chega em segundo, com 33,5%, também empatados dentro da margem de erro da pesquisa. Villaverde aparece em terceiro, com 7,4%.

Os indecisos registrados pela estimulada são 8,5%, enquanto brancos e nulos representam 7,9%. A margem de erro da pesquisa é 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizado pelo jornal Correio do Povo/Instituto Methodus e divulgada nesta terça-feira (17). Foram entrevistadas 1.600 eleitores entre 11 e 14 de junho. A pesquisa está registrada no TRE com o número RS-00035/2012.

Três cenários de segundo turno foram avaliados. No primeiro, entre Manuela e Fortunati, a comunista vence com 46,7% contra 39,3% do pedetista.

O segundo quadro, entre Fortunati e Villaverde, mostra a vitória do atual prefeito com 57,6%, contra 20,1% do petista. Na última simulação, Manuela vence Villaverde por 62,9% a 16,1%.

O último levantamento, que verificou a rejeição dos candidatos, perguntou aos entrevistados “em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum”. Fortunati recebeu mais votos (17,3%), seguido por Villaverde (16,6%) e Manuela (16,4%).
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos