Justiça Eleitoral no Rio vai mapear áreas de milícias para segurança nas eleições

Do UOL, em São Paulo

A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro pediu que as forças de segurança do Estado elaborem um mapa das áreas de atuação de milícias e de outros grupos criminosos. O objetivo é evitar que as áreas se tornem redutos eleitorais desses grupos para as eleições de 2012.

O reforço na segurança para as eleições visa, principalmente, que candidatos que não são bem vistos pelos grupos paramilitares sejam impedidos de fazer campanha em determinadas áreas da cidade, em especial na zona oeste da capital fluminense.

Outro objetivo é combater eventuais atentados contra candidatos, como o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) - que foi presidente da CPI das Milícias na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), e inspirou um político conhecido por combater milícias no filme "Tropa de Elite 2".

A medida foi decidida em reunião nesta terça-feira (17) entre o presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), o desembargador Luiz Zveiter, e representantes da Polícia Federal e Rodoviária Federal, do Exército, do Ministério Público Eleitoral e da Secretaria estadual de Segurança Pública.

O estudo sobre as áreas de atuação miliciana e do crime organizado deverão ser apresentadas na próxima reunião do grupo, que vem se encontrando semanalmente.

Além do Rio de Janeiro, outras 16 cidades brasileiras pediram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a participação do Exército para a segurança e organização das eleições.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos