Por unanimidade, Executiva Nacional do PT indica Patrus Ananias como candidato da sigla em Belo Horizonte

Felipe Amorim

Do UOL, em São Paulo

A Executiva Nacional do PT decidiu, por unanimidade, indicar Patrus Ananias, ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, como candidato a prefeito do partido em Belo Horizonte na tarde desta terça-feira (03).

O anúncio da decisão foi feito pelo presidente nacional da sigla, Rui Falcão, durante reunião da executiva realizada na sede nacional do PT, no centro de São Paulo.

Falcão afirmou que, além de Patrus, o ministro da Indústria, Comércio e Desenvolvimento e ex-prefeito da capital mineira Fernando Pimentel e Roberto Carvalho, atual vice-prefeito de Belo Horizonte, foram consultados sobre a indicação antes da Executiva Nacional tomar a decisão pela candidatura do ex-ministro.

"Não há nenhum tipo de intervenção nem de desautorização [da decisão da Executiva Municipal do PT em Belo Horizonte de lançar candidatura própria à Prefeitura da capital mineira]", disse Rui Falcão.

No entanto, ao ser perguntado se Carvalho teria aceitado a indicação de Ananias, Falcão apenas respondeu que o partido está unido e pretende fazer o anúncio oficial da candidatura na próxima quinta-feira (5), prazo final para o registro das candidaturas nas eleições deste ano.

Antes da decisão tomada pela Executiva Nacional nesta terça-feira, Carvalho já havia registrado na Justiça Eleitoral a sua candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. O atual vice-prefeito da capital mineira terá um encontro com o presidente nacional da sigla nesta quarta-feira (4), em São Paulo, para discutir a situação do partido da cidade.

No entanto, a sigla editou, em maio deste ano, uma determinação para que as decisões sobre a participação do partido em candidaturas em cidades com mais de 200 mil eleitores passem obrigatoriamente pela homologação da Executiva Nacional do PT.

O deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG), que estava presente na reunião da Executiva Nacional da sigla, disse que Patrus foi comunicado da indicação e afirmou que a decisão será discutida em uma reunião entre Ananias e Roberto Carvalho, atual vice-prefeito da capital mineira e que foi registrado pelo PT municipal como candidato à Prefeitura de Belo Horizonte.

O caminho escolhido pelo PT nacional confirma a decisão tomada pela executiva do Diretório Estadual do PT em Minas Gerais na última segunda-feira (2), que manteve o rompimento da aliança pela reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), e anulou a escolha de Roberto Carvalho, como candidato da sigla na capital mineira.

Busca de apoios

Segundo Falcão, o PT vai buscar alianças com partidos da base do governo federal para compor a chapa encabeçada pelo PT à Prefeitura de Belo Horizonte, como PDT e PMDB.

Vale lembrar que o PMDB já tem o deputado federal Leonardo Quintão como pré-candidato na capital mineira.

Leia mais sobre as eleições em Belo Horizonte clicando aqui.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos