Perfis em mídia social são alvos de denúncia por propaganda eleitoral antecipada no Rio

Vladimir Platonow

Da Agência Brasil, no Rio

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) já recebeu 302 denúncias de propaganda antecipada em mídias sociais e na internet. Também foi denunciado o uso eleitoral de páginas que as prefeituras mantêm na rede.Cada vez mais popularizadas no país, à medida que avançam as conexões de banda larga, as mídias sociais foram alvo de 100 reclamações. A maioria das irregularidades é referente ao uso de ferramentas conhecidas, como Facebook, Orkut e Twitter. As informações estão em nota divulgada hoje (2) pelo TRE-RJ.

As reclamações contra uso indevido de propagandas virtuais fazem parte do total de 1.397 ligações recebidas, em apenas 45 dias de funcionamento, pelo Disque Denúncia Eleitoral. Das irregularidades, 1.095 são referentes a propaganda nas ruas, incluindo uso indevido de placas, faixas e adesivos, muitos com divulgação de obras públicas.

O serviço foi lançado pelo TRE-RJ no dia 14 de maio e atende pelos telefones (21) 3513-8204, 3513-8144 e 2524-0404. As denúncias também podem ser feitas pelo endereço de correio eletrônico denunciapropaganda@tre-rj.jus.br. O serviço telefônico funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h. Não há necessidade de o autor se identificar.

UOL Cursos Online

Todos os cursos