PSDB comemora saída do PT de aliança que tentará reeleger Lacerda em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O Diretório Municipal do PSDB aceitou a negativa do PSB em fazer coligação proporcional (na eleição para vereadores) em Belo Horizonte, em convenção na noite deste sábado (30), e manteve o apoio à aliança para reeleição do prefeito Márcio Lacerda.

O rompimento do PT com a coligação de Lacerda e o lançamento da candidatura do vice-prefeito Roberto Carvalho, que não aceitou o não do socialista, foi comemorada com entusiasmo pelos tucanos.

“Vamos manter nossa posição de apoio a Lacerda. O PT foi oportunista em deixar a aliança nesse momento. Temos um rumo traçado por Aécio [Neves]: o de apoiar Lacerda. Nossa resposta ao PT é a de que vamos trabalhar dobrado para a sua reeleição”, afirmou o presidente do diretório estadual da legenda, deputado federal Marcus Pestana.

Os grandes ausentes da convenção foram o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador mineiro Antônio Anastasia (PSDB). Aécio Neves, porém, foi lembrado dezenas de vezes pelos oradores que se sucediam na tribuna e sempre aplaudido pela plateia.

Uma audiência de cerca de 300 pessoas, reunidas na sede do partido em Belo Horizonte, comemorou e vibrou, furando balões, e repetindo as palavras de ordem: “Márcio Lacerda, você vai ver, a aliança não precisa do PT”.

Aplaudiram muito e o nome do presidente do diretório municipal, deputado estadual João Leite, candidato por duas vez a prefeito de Belo Horizonte pela sigla, foi lembrado pelos tucanos, que gritavam seu nome a todo momento.

Leite, porém, não acredita que a decisão do diretório municipal do PT seja definitiva.

“O PT vive um conflito interno muito grande. O grupo conservador da legenda em Belo Horizonte sentiu-se traído pela não aceitação do PSB da coligação proporcional e rompeu um acordo nacional. A Executiva Nacional do PT não vai aceitar e acredito que intervenha no partido”, disse o tucano.

PR apoia Lacerda

Cobiçado pelos candidatos a prefeito de Belo Horizonte Leonardo Quintão (PMDB) e Délio Malheiros (PV), o PR declarou apoio neste sábado (30) a Lacerda e deve coligar-se na proporcional com o PSDB.

“Estamos conversando ainda. Mas a tendência é de coligação na proporcional com o PSDB”, afirmou o líder do PR na Câmara Federal, deputado federal Lincoln Portela (MG), presente ao encontro dos tucanos. 

Para o parlamentar, a saída do PT da aliança pode prejudicar, num primeiro momento, mas pode ser benéfica no médio prazo. “A desistência do PT abala num primeiro momento mas pode causar um novo ânimo nos partidos que compõem a aliança de Lacerda”, afirmou Portela.

UOL Cursos Online

Todos os cursos