PV lança Malheiros à Prefeitura de Belo Horizonte; mais um da base de Aécio

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O diretório municipal do PV de Belo Horizonte formalizou neste sábado (23) a candidatura a prefeito do deputado estadual Délio Malheiros, terceiro nome da base política do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que deve enfrentar o prefeito Márcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição.

O deputado federal Eros Biondini (PTB) e o deputado Leonardo Quintão (PMDB) são ligados politicamente ao ex-governador. A exceção fica por conta do PSTU, PSOL e PCB, também da esfera da oposição, mas com densidade eleitoral menor em Belo Horizonte.

Embora Aécio Neves reiteradas vezes tenha dito que é o “criador” de Lacerda e apoia a sua reeleição, os três candidatos destacam o fato de pertencerem à base política do tucano e estarem unidos no mesmo projeto: levarem o pleito na capital mineira para um segundo turno.

“Política é lugar de fazer amigos. Apoio a candidatura do Délio”, afirmou Quintão, presidente do PMDB de Belo Horizonte e potencial escolhido na convenção do partido no próximo sábado (30) para ser candidato a prefeito.

“Nossa conversa para apoiar Délio está adiantada”, afirmou o presidente estadual e municipal do DEM, deputado estadual Gustavo Corrêa, também presente ao evento. O DEM de Belo Horizonte realiza convenção neste domingo (24) e o verde vai retribuir a participação. Malheiros, além da convenção do DEM, participa também do encontro do PDT.

“O Sargento Rodrigues [deputado estadual e presidente do diretório municipal do PDT] e o Eros não puderam vir, mas telefonaram. Estamos unidos e vamos forçar a realização de um segundo turno em Belo Horizonte”, disse Malheiros.

Os partidos realizam suas convenções em horários diferentes. “Vou às duas convenções”, afirma o candidato do PV. Os dois partidos devem apoiá-lo.

Candidato a vice

O PV não escolheu o nome do candidato a vice para compor a chapa de Malheiros. “Gostaria muito de ter uma mulher como candidata a vice. É uma forma efetiva de ampliar a participação das mulheres na vida pública de Belo Horizonte. E seria muito interessante se minha como companheira de chapa fosse uma militar. Militares têm uma boa formação profissional e bons conhecimentos de gestão”, disse.

Caso, entretanto, as articulações com dos dois partidos que devem participar da coligação com os verdes, PDT e DEM, leve a uma das duas legendas a indicar o vice, o nome mais forte é o do ex-deputado federal Sérgio Miranda, pedetista.

“Se as negociações levarem a uma indicação de um nome desses partidos, cerca de 95% das chances são de escolha do nome do ex-deputado Sérgio Miranda”, disse o candidato.

Com apoio destes dois partidos, o tempo de propaganda diária na televisão e rádio da aliança de Malheiros deve ficar em sete minutos: PV (dois minutos), DEM (dois minutos) e PDT (três minutos).

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de Malheiros, o PV terá candidato a prefeito em Sabará, Brumadinho e São Joaquim de Bicas. O PV também lança candidatos a prefeito em Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Tiradentes, Betim, Itabira e Araxá.

Em Minas Gerais, o partido tem sete deputados estaduais, dois deputados federais e 237 vereadores. Três deles, em Belo Horizonte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos