Pré-candidato defende intervenção no PMDB de Belo Horizonte; Quintão nega recuo

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O deputado estadual Sávio Souza Cruz, pré-candidato a prefeito  de Belo Horizonte pelo PMDB, voltou a defender nesta sexta-feira (22) uma intervenção no diretório municipal da legenda para garantir a sua candidatura.

Souza Cruz, embora tenha pouca influência no diretório municipal do PMDB de Belo Horizonte, é apoiado por parte da dissidência do PT, que defendia a candidatura própria da legenda nas eleições de outubro. O grupo foi vencido e a legenda indicou o nome do deputado federal Miguel Corrêa Júnior como candidato a vice na aliança de apoio à reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB).

O PMDB escolhe o nome do candidato a prefeito na capital mineira em encontro no próximo sábado (30). “O Leonardo (Quintão) tem o controle. Isso não tem jeito. Mas a combinação dentro do partido foi de que as candidaturas no Estado seriam tratadas pelo diretório estadual. Isso foi feito, com intervenções, em Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia e Araguari. Essa resolução tem de ser cumprida também na capital”, disse Souza Cruz.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o deputado federal Leonardo Quintão, presidente do diretório municipal do PMDB, confirmou sua pré-candidatura e classificou de “boatos” as especulações nos últimos dias de que iria se retirar da disputa.

Souza Cruz lembrou ainda que seu nome tem o apoio de lideranças expressivas do partido, como o ex-ministro Hélio Costa, o ex-senador Ronan Tito e os ex-deputados Aluísio Vasconcelos e Armando Costa. Segundo ele, além disso, os sete deputados estaduais da legenda manifestaram a intenção de também discutirem o nome do partido para as eleições de outubro em Belo Horizonte.

“Minha candidatura é a única na cidade não alinhada ao grupo político do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Os outros candidatos, com exceção dos nomes dos partidos pequenos, de esquerda, são da base política do ex-governador”, afirmou.

“A chance que tenho é de que a condução seja feita pelo diretório estadual. Se não for, não tem jeito”.

PSD formaliza apoio a Lacerda

O prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) tem agenda política cheia neste fim de semana. Candidato à reeleição, Lacerda recebe neste sábado (23), o apoio do PSD, do PCdoB e do PPS. No domingo (24), recebe o apoio do PRTB.  A expectativa do presidente do diretório municipal do PSB, João Marcos Lobo, é de que a aliança de apoio a Lacerda tenha a participação de 15 partidos, além do PSB, PSDB e PT.

UOL Cursos Online

Todos os cursos