Pelo Twitter, Netinho diz que não será vice de Haddad em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

O vereador Netinho de Paula, pré-candidato do PC do B na disputa pela Prefeitura de São Paulo, disse, por meio do microblog Twitter, que não será o vice na chapa do pré-candidato Fernando Haddad (PT). "Aos jornalistas!! 'Não serei vive [sic] do Haddad' Pronto falei", escreveu.

A declaração ocorre um dia após a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) desistir de ser vice de Haddad. O anúncio oficial da desistência foi feito pelo presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, um dia após o ex-presidente Luiza Inácio Lula da Silva e Haddad anunciarem o apoio do PP, do deputado federal Paulo Maluf, adversário histórico de Erundina.

Lula, Maluf e Haddad posaram para foto no jardim da casa do deputado. O ex-presidente não participou de evento com Erundina na última sexta-feira (15), quando ela foi apresentada como vice de Haddad. Na reunião em que informou à direção do PSB que decidira sair da chapa de Haddad, Erundina queixou-se de Lula e revoltara-se com o tratamento fraternal dispensado a Paulo Maluf.

Ontem, ao ser questionado sobre um novo nome para a chapa, Haddad afirmou que estava "aguardando uma decisão final do PC do B", que está para ser anunciada. Questionado se Netinho seria um bom vice, Haddad disse esperar a decisão do partido. “Primeiro tenho que aguardar o PC do B se manifestar. Segundo, acho que não é essa a pretensão do Netinho”, afirmou.

 

A assessoria de imprensa de Netinho informou que o vereador não tem disposição para ser vice em nenhuma chapa e que, até o momento, o PC do B mantém a resolução da direção nacional de lançar candidatura própria em oito capitais, incluindo São Paulo.

No entanto, o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PC do B-SP), se encontrou na manhã desta quarta-feira (20) com Haddad e recebeu a reiteração do convite para a sigla integrar a coligação petista em São Paulo. Caso aceite, poderá indicar um nome de vice na chapa pela Prefeitura de São Paulo.

PTB

O pré-candidato ao PTB à prefeitura, Luiz Flávio D’Urso, afirmou ao UOL que o PT teria lhe oferecido a vice-candidatura em conversa entre Rui Falcão, presidente nacional do PT, e Campos Machado, líder do PTB em São Paulo, ontem à noite.

O vereador Antonio Donato, coordenador da campanha de Haddad, negou o convite: “não foi feito convite algum ao PTB. Neste momento estamos priorizando os partidos aliados, PCdoB e PSB”, afirmou à reportagem.

No final de semana, José Serra e o senador Aloizio Nunes se reuniram com Machado para tentar fechar o apoio do PTB, que é aliado antigo do PSDB no Estado. Na ocasião, segundo D’Urso, também foi oferecida pelos tucanos a vice-candidatura na chapa de Serra e também Secretaria de Justiça do Estado da gestão Alckmin. “Neste momento o PTB está discutindo internamente se é melhor manter a candidatura ou aceitar um desses convites. Farei o que o partido decidir”, afirmou.

Nunes confirmou a conversa, mas disse que Machado não abre mão da candidatura de D’Urso. “Ele reafirmou que não abre mão candidatura”, disse o senador.

O advogado Pedro Dallari, filiado ao PSB, foi convidado para ser vice na chapa de Haddad, mas recusou o convite. Professor da Universidade de São Paulo, ele era o preferido do petista para assumir o posto após a desistência de Erundina. Ao recusar o convite, Dallari alegou ser próximo a Erundina, que anunciou ontem sua saída da chapa em protesto à aliança do PT com o PP de Paulo Maluf.

Agora, a mais cotada para o posto é Keiko Ota (PSB). O PC do B, que deve anunciar adesão a Haddad no próximos dias, apresentou a indicação de Nádia Campeão. O partido já havia sugerido o nome da deputada estadual Leci Brandão, que enfrenta resistência dos petistas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos