Com mensagem de Caetano e presença de Wagner Moura, PSOL lança candidatura no Rio

Júlio Reis

Do UOL, no Rio

O PSOL oficializou a candidatura do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) para disputar a prefeitura da cidade nas eleições deste ano. O vice na chapa de Freixo será o músico Marcelo Yuka, ex-compositor da banda O Rappa. A convenção do partido ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) na Câmara do Rio de Janeiro. Ao lado de Freixo, o ator Wagner Moura disse estar estimulado a participar de uma luta de "Davi contra Golias", ao lembrar o pouco tempo de TV --por volta de 1min-- do candidato.

 

Freixo, que presidiu a CPI das Mílicias no Rio, disse que fará campanha em toda a cidade --ele sofreu ameaças de morte de grupos milicianos que o levaram a deixar o país por 15 dias, em novembro do ano passado. “Sou candidato e irei a todas as partes da cidade, zona norte, zona oeste e zona sul. A questão da minha segurança não pode ser entendida como um problema pessoal meu”, disse.

Freixo fez referências à Primavera Árabe, que ficou caracterizada pela participação da juventude e pelo uso das redes sociais em manifestações que pediam mais abertura democrática nos governos de países como Egito e Tunísia, como inspiração de sua campanha à Prefeitura do Rio de Janeiro.

"A Primavera Árabe mexeu com toda estrutura de poder no mundo árabe e teve uma influência muito grande das redes sociais", afirmou Freixo. "Essa primavera carioca pode ser com a participação da juventude que está muito indignada e consegue ver na nossa candidatura uma luz, um espaço de esperança e participação".

Durante a convenção, Freixo também atacou a gestão do prefeito e candidato a reeleição Eduardo Paes (PMDB).

“A Prefeitura do Rio tem se comportado como um balcão de negócios onde o interesse da população não está em primeiro lugar. O Rio teve a pior avaliação entre as capitais no sistema público de saúde e o sistema de transportes não atende as demandas da cidade."

Freixo citou ainda a aliança entre Paes e o governador Sérgio Cabral (PMDB), sob ataque da oposição depois que a se tornaram públicos as informações do contratos firmados entre o Estado e a construtora Delta, ligada ao bicheiro Carlinhos Cachoeira, cujas ligações com políticos são investigadas em CPI no Congresso.

Apoio de artistas

Durante a convenção, mensagens de apoio a Freixo vindas de artistas e intelectuais como Caetano Veloso, Ivan Lins, Leonardo Boff, Luiz Eduardo Soares entre outros, foram lidas.

Presente ao encontro, Wagner Moura disse que se sentia estimulado a participar da campanha.

“Eu estou aqui por vontade, porque acredito nesse projeto, porque vejo beleza na candidatura que Freixo representa, não estou aqui para ganhar nenhuma licitação. Uma campanha sinaliza o que será construído enquanto governo e essa campanha não será feita na base de financiamentos ilegítimos”, disse Moura.

Estavam ainda presentes na convenção do PSOL, o deputado federal e presidente do partido Ivan Valente, os deputados federais Chico Alencar e Jean Wyllys e a ex-senadora Marinor Brito.

Freixo deve enfrentar, além de Eduardo Paes, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), o deputado federal Otávio Leite (PSDB) e a deputada estadual Aspásia Camargo (PV) -- todos candidatos já definidos por seus partidos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos