Rachado, PT de Belo Horizonte indica vice do grupo do ministro Fernando Pimentel

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O deputado federal Miguel Corrêa Júnior, 33 anos, foi escolhido candidato a vice pelo PT para compor a chapa de reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), no encontro da legenda deste domingo (10). Corrêa é do grupo político do ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

 

“As disputas mostram o compromisso e a participação de todos os companheiros do partido. Na sequência, o PT sai unido”, afirmou Corrêa. A disputa teve dois turnos e Corrêa venceu o candidato do grupo petista que defendia a candidatura própria, Luiz Gustavo Fortini, por 226 votos (50%) frente a 179 votos (40%), no segundo turno.

O grande derrotado da disputa foi o ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias, cujo candidato, o deputado estadual André Quintal, retirou sua candidatura antes mesmo do início do encontro.

No primeiro turno de votação, o ex-secretario de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares, ficou em terceiro lugar, também ligado a Pimentel. Corrêa não ganhou a disputa ainda no primeiro turno pela diferença de somente um voto. No resultado do primeiro turno, Corrêa ficou com 228 votos (49%) Fortini 119 (26%) e, Valadares, 110 (24%).

 

Antes do início do encontro havia sete nomes na disputa, mas logo na abertura da reunião o ex-secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, o ex-procurador geral do município, Marco Antônio Rezende, o deputado estadual André Quintão e o deputado estadual Paulo Lamac, retiraram seus nomes da disputa.

Petistas continuam divididos

Logo após a decisão, o vice prefeito Roberto Carvalho, que comandou o grupo que defendia a candidatura própria, disse que só apoiará a aliança, caso o PSDB não participe do apoio a Lacerda.

“Esse resultado não une o PT. Vamos apoiar só a chapa de vereadores e não tratar da aliança majoritária”, disse Carvalho.  “As nossas diferenças ideológicas e programáticas com o PSDB não mudaram. São divergências de fundo”.

O deputado estadual Rogério Corrêa, que também defendeu a candidatura própria, faz coro ao vice prefeito.  “Vamos apoiar só os candidatos a vereador. Não subo, em hipótese alguma, em palanque com gente do PSDB”, afirmou Corrêa.

O deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do diretório estadual da legenda, tem opinião diferente. Para ele, a disputa interna no PT acabou neste encontro. “Vamos unidos para as eleições. Não há mais disputas”, disse.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos