PT decide sobre candidatura no Recife com José Dirceu e silêncio com imprensa

Maria Denise Galvani

Do UOL, em São Paulo

A reunião da Executiva Nacional do PT que decide a candidatura do partido à Prefeitura do Recife fez com que diversos petistas de importância aparecessem no diretório estadual da sigla em São Paulo.

Foram vistos no local, sem falar com a imprensa, o ex-ministro José Dirceu, Maurício Rands, deputado federal e pré-candidato derrotado nas prévias por João da Costa, e o também deputado federal João Paulo. Os três chegaram juntos ao diretório em um táxi e não falaram com a imprensa.

João da Costa, atual prefeito, vencedor das prévias e que busca conquistar o direito de candidatar-se à reeleição, também chegou à reunião sem se pronunciar

Campanha de João da Costa não descarta ir à Justiça

Aloizio Camilo, membro da Executiva Estadual do PT em Pernambuco e um dos coordenadores da campanha à reeleição do prefeito de Recife, afirmou que o petista não pretende acionar o Judiciário.

"João da Costa tem 30 anos de militância. Sempre foi um bom soldado."

Outro coordenador, o deputado federal Fernando Ferro, tem outro discurso. "Não vamos capitular, não descarto nada", afirmou.

Os petistas se reúnem na sede nacional do partido, no Centro de São Paulo, para dar fim ao impasse sobre a candidatura no Recife. João da Costa venceu, dia 20 de maio, prévia interna, mas foi acusado pelo adversário na disputa interna, o deputado licenciado  Maurício Rands, de fraude.

A prévia foi cancelada e uma nova eleição interna foi marcada para o dia 3 deste mês. Rands desistiu --para apoiar o senador Humberto Costa--, a prévia não ocorreu e a decisão final ficou por conta da Executiva Nacional da sigla.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria pressionando o partido para que indique o senador Humberto Costa. A indicação lhe renderia uma aliança do PT com o PSB, em São Paulo, e alavancaria candidatura de Fernando Haddad. 

O nome de Humberto Costa já teria o aval de Lula e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que é presidente nacional do PSB.

UOL Cursos Online

Todos os cursos