Aliados de João da Costa fazem vigília por confirmação da pré-candidatura do atual prefeito à reeleição no Recife

Do UOL, em São Paulo

Aliados do pré-candidato à reeleição pelo PT, João da Costa, começaram nesta segunda-feira (4) uma vigília para pedir a confirmação da candidatura do atual prefeito pelo Diretório Nacional da sigla.

O ato está previsto para terminar no fim da tarde de terça-feira (5), período previsto para o encerramento da reunião da direção nacional do PT, em São Paulo. O partido irá definir se confirma o nome de João da Costa para a disputa da Prefeitura do Recife ou se impõe o nome do senador Humberto Costa, que é o preferido pela cúpula petista.

A concentração será no Diretório Municipal do PT no Recife e contará com presença de lideranças do Partido dos Trabalhadores de todo o Estado de Pernambuco.

A luta fraticida dentro do PT de Pernambuco começou durante as prévias realizadas no dia 20 de maio. O atual prefeito João da Costa venceu Maurício Rands por 553 votos dos 33 mil filiados com direito a participação. O imbróglio se deve ao fato de a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores reconhecer uma lista com 20 mil filiados aptos a votar. A controvérsia em relação à lista se deve aos prazos para regularização das contribuições partidárias.

Por isso, a legenda anulou as prévias e marcou uma nova data para realização, que seria no dia 3 de junho. Mas, seguindo a uma orientação do partido, Maurício Rands anunciou, no dia 30 de maio, a desistência da sua candidatura em favor de um terceiro nome, que seria do senador Humberto Costa. O PT esperava que João da Costa também abrisse mão de se candidatar, o que não ocorreu.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos