PT cancela prévias no Recife e convoca reunião extraordinária em São Paulo

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

O PT confirmou nesta quinta-feira (31), por meio de sua assessoria de imprensa, o cancelamento das prévias que seriam realizadas no Recife no próximo domingo (3). A Executiva Nacional do PT convocou uma reunião extraordinária na próxima terça-feira (5) para definir a situação na capital pernambucana.

Nesta quinta-feira (31), o prefeito do Recife, João da Costa, anunciou que mantém sua pré-candidatura à reeleição na cidade, o que contraria decisão da cúpula petista que quer impor o nome do senador Humberto Costa (PT-PE) --escolhido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, e pelo governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.

A candidatura de Humberto Costa no Recife integraria um pacto entre os partidos, costurado por Lula, Falcão e Campos. O PSB apoiaria o PT no Recife e em São Paulo e herdaria uma cadeira no Senado, que seria deixada por Humberto Costa.

 

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também por meio da assessoria, afirma que só vai se manifestar durante o encontro na terça-feira (5).

João da Costa disse nesta quinta-feira (31) que, por mais que haja pressão da Executiva Nacional do PT, "chegou a hora de estabelecer uma posição".

“Durante três anos eu fui achincalhado. Quero dizer que esse tempo acabou”, disse João da Costa. “Cabe agora à Executiva Nacional em homologar ou não a minha candidatura. Não vamos abrir mão da candidatura."

No dia 20 de maio, João da Costa venceu uma eleição prévia contra o deputado licenciado Mauricio Rands, que acusou o adversário de fraude. Novas prévias foram marcadas para domingo (3), mas Rands anunciou sua saída da disputa nesta quarta-feira (30).

Unidade

João da Costa também defendeu a unidade dentro do PT no Recife. ”Fizemos uma disputa dura, mas nenhum companheiro que está no nosso partido é adversário. A minha candidatura é a melhor para esse projeto."

O atual prefeito do Recife ainda pediu que o PT respeite a decisão da prévia. “Espero respeito. Estar aberto ao diálogo não quer dizer mudar de opinião”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos