Prefeito mantém candidatura pelo PT no Recife, diz assessoria

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

O prefeito de Recife e pré-candidato à reeleição, João da Costa (PT), irá  reafirmar, em entrevista coletiva à imprensa marcada para as 15h desta quinta-feira (31), sua candidatura ao cargo, informou sua assessoria de imprensa.

João da Costa é pressionado pela Executiva Nacional do partido para desistir da candidatura em favor do nome do senador Humberto Costa. A insistência no nome de Humberto Costa está atrelada a uma aliança costurada entre PT e PSB, que tem como negociadores o ex-presidente Lula, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Se o senador Humberto Costa for candidato a prefeito em Recife, o PSB promete apoiar o pré-candidato petista em São Paulo, Fernando Haddad. Em troca, ganharia uma cadeira no Senado, que seria assumida Joaquim Francisco, suplente de Humberto.

Nesta quarta-feira (30), Maurício Rands, o outro pré-candidato petista a prefeito do Recife, anunciou sua renúncia para encerrar o que chamou de “luta fraticida” dentro da legenda e trabalhar pelo nome de Humberto Costa.

Segundo as regras das prévias, o senador não pode ser candidato na eleição interna por não ter se inscrito anteriormente e só pode ser indicado pelo partido por uma imposição da Executiva Nacional.

Militantes do PT, no entanto, ainda se mostram confiantes em um acordo com João da Costa. Tanto que já organizaram um ato para confirmar o nome do senador como candidato à Prefeitura do Recife.

O secretário nacional de organização do PT, Paulo Frateschi, está na capital pernambucana. Procurado, Frateschi não retornou as ligações do UOL. A participação dele na coletiva de João da Costa também não foi confirmada.

Frateschi é quem tem tentado convencer o prefeito João da Costa de desistir da candidatura. A ordem para que Humberto Costa seja o candidato partiu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador Humberto Costa está em Brasília e, de acordo com sua assessoria de imprensa, só falará do assunto quando for para Recife, em viagem ainda sem data marcada.

Pelo twitter, no dia 29 de maio, disse estar dedicado à atividade parlamentar e esclareceu que não conversou com a direção nacional do partido sobre o tema e não tem candidatura posta à Prefeitura do Recife.

Já o presidente do PT, Rui Falcão, por meio de sua assessoria, diz que só vai se manifestar quando achar necessário. Até o momento, acompanha o desenrolar da questão na capital pernambucana da sede do PT nacional, em São Paulo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos