Rands desiste de disputar prévia do PT e anuncia apoio a Humberto Costa no Recife

Do UOL, em São Paulo

O pré-candidato do PT à Prefeitura do Recife Maurício Rands anunciou nesta quarta-feira (30) que desistiu das prévias marcadas para domingo (3) em favor do nome do senador Humberto Costa.

Rands perdeu a primeira disputa interna, em 20 de maio, para o atual prefeito João da Costa, que foi acusado pelo adversário de fraudar a lista de militantes que votaram no dia das prévias.

A Executiva Nacional, então, determinou o cancelamento da primeira disputa interna e marcou uma nova prévia, que seria domingo (3). O nome de Humberto Costa foi sugerido após a intervenção da executiva da legenda e seria uma forma de evitar um desgaste maior da sigla.

O presidente municipal do PT em Recife, Oscar Paes Barreto, afirmou que Rands não formalizou sua desistência. "Se ele formalizar a desistência, o cenário político é outro. O anúncio de Rands contribui para aprofundar o debate político", disse ao UOL.

O prefeito de Recife, João da Costa, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não desistirá de ser candidato e, agora, se apresenta como único nome do partido.

A assessoria de João de Costa informou ainda que o período de inscrição para as eleições internas acabou e que não teria como haver uma disputa entre ele e Humberto Costa.

Na rádio

Cerca de uma hora antes do anúncio de Rands, militantes ligados a ele e a João da Costa defendiam a realização das prévias, mas diziam que "mudanças poderiam acontecer".

"Vinte e quatro horas na política é uma eternidade", disse o secretário de Turismo, André Campos, que defende a candidatura de Costa.

Campos e o vereador Mucio Magalhães --que apoia Rands-- fizeram um debate ao vivo, na rádio "CBN" Recife. Campos e Magalhães discutiram os motivos que levaram ao cancelamento das primeiras prévias do partido e comentaram sobre as negociações que ocorriam com o partido.

Sobre a briga interna para decidir quem seria o representante do partido nas eleições municipais, Magalhães disse que "é uma coisa normal, pois o partido tem tradição em briga interna".

"Apenas apresentamos um candidato para ser alternativa a Costa e não vejo nada de errado nisso", disse.

Sobre a possível desistência dos dois pré-candidatos e a escolha de Humberto Costa, Campos disse que não há possibilidades de João da Costa abrir mão do pleito.

"Almocei com ele hoje e ele disse que nós vamos para as prévias. E vamos ganhar de novo. Ele aparece em primeiro nas pesquisas, não há porque desistir", afirmou.

Na manhã desta quarta-feira (30), Rands e Costa desembarcaram no aeroporto de Recife sorrindo e conversando amigavelmente.

UOL Cursos Online

Todos os cursos